Ícone do site Bernadete Alves

Comando da PMDF entrega Medalha Tiradentes a personalidades de Brasília

Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes pelo Comando da PMDF

Comando da PMDF entrega Medalha Tiradentes -Bernadete Alves
Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes no Comando da PMDF

Com o objetivo de prestar reconhecimento aos policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções e incentivar para que continuem fazendo um bom trabalho para a comunidade, o Comando Geral da Policia Militar do DF entregou a mais elevada comenda da Polícia Militar do Distrito Federal.

A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes é destinada a condecorar cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e com a segurança pública do DF. O evento marca a celebração de 210 anos da PMDF.

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando se a mais importante distinção honorífica da PMDF. Ela tem três graus, sendo a mais alta a Grã-Cruz, seguida pela Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro.

Coronel Sheyla Sampaio comandante da PMDF

“Tiradentes sonhava por um Brasil melhor e morreu por amor a pátria, por seus companheiros”, disse a comandante da PMDF Sheyla Sampaio. A coronel Sheyla garantiu que os ideais de Tiradentes ainda estão presentes na Policia Militar do Distrito federal. “vocês devem acreditar, defender e honrar a nossa corporação. Afinal, somos muito mais que segurança”.

O governador em exercício Paco Britto foi condecorado pela coronel Sheyla Sampaio, com o grau Grã-Cruz, maior de todas as distinções da honra.“É uma satisfação muito grande tê-lo aqui”, disse a primeira comandante feminina da história da PMDF, Sheyla Sampaio.

Paco Britto governador em exercício do Distrito Federal, agraciado com a Medalha Tiradentes no grau Grã-Cruz

O governador em exercício agradeceu a honra e reafirmou a importância da instituição. “É motivo de muito orgulho e alegria estar entre tantos homens e mulheres que contribuíram e contribuem de modo relevante na história dessa bicentenária corporação tão importante na vida da nossa capital. Tiradentes foi policial militar e patriota com objetivo de preservação da ordem pública. Perseguindo esse objetivo, a PMDF alcança todos os aspectos relativos à tranquilidade, salubridade e segurança da sociedade. E é por isso que sua atividade é nobre e grandiosa”, disse Paco Britto.

Paco Britto e Sheyla Sampaio condecorando o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco

Além do governador em exercício Paco Brito também foram agraciados o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão, o Controlador-Geral do DF, Aldemario Araújo Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros do DF, Emilson Pereira dos Santos.

Comandante Sheyla Sampaio, Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão e o governador em exercício Paco Britto

Também receberam a medalha Tiradentes:  Ericka Filippelli, secretária da Mulher, Mateus Oliveira, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Severino Cajazeiras, de Atendimento à Comunidade, Anderson Torres, secretário de Segurança Pública, José Humberto Pires, secretário de Governo e Marcos Paulo Koboldt, chefe da Casa Militar.

Comandante Sheyla, José Humberto Pires, secretário de Governo e o governador em exercício Paco Britto
Coronel Sheyla Sampaio, governador em exercício Paco Britto e Anderson Torres, secretário de Segurança Pública
Governador em exercício Paco Britto com agraciados com a Medalha Tiradentes

Pela primeira vez, a homenagem foi destinada a militares com deficiência que continuam na ativa. Em momento comovente da solenidade, os pais do Tenente Herison Oliveira Bezerra receberam, emocionados,  a medalha como homenagem pós-mortem das mãos de Paco Britto e de Sheyla Sampaio. O militar foi assassinado dentro de uma boate do Setor Arniqueiras, em Águas Claras, em abril deste ano.

Paco Britto e Sheyla Sampaio entregam aos pais do Tenente Herison Oliveira Bezerra, medalha pós-mortem

A cerimônia que agraciou mais de 312 pessoas entre civis e militares, ocorreu no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no Setor Policial Sul, no dia 03.

Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes na sede do Comando da PMDF
Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes a personalidades de Brasília
Sair da versão mobile