‘Dia D’ de Vacinação contra o Sarampo é amanhã dia 15

bernadetealves.com

O sarampo é uma doença altamente contagiosa cujos principais sintomas são manchas avermelhadas pelo corpo, tosse e febre. O sarampo pode resultar em complicações graves e levar a óbito. Por isso é importante se vacinar.

Em março do ano passado, o Brasil perdeu o status de país livre do sarampo, depois de registrar inúmeros casos da doença. O certificado havia sido concedido em 2016, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Para especialistas, a perda do status de país livre do sarampo representa um retrocesso para o Brasil e as Américas.

bernadetealves.com

Para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar as crianças, o Ministério da Saúde realiza amanhã (15) o Dia D de mobilização contra o sarampo. Postos de saúde estarão abertos em todo o país para imunização. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve início na última segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. A meta é vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos.

bernadetealves.com

No Distrito Federal as unidades básicas de saúde funcionarão das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 168 mil doses da tríplice viral estão disponíveis no Distrito Federal. Segundo a gerente de Imunização da pasta, Renata Brandão, a população também deve procurar os postos de saúde para atualizar a situação vacinal contra outras doenças. “Essa campanha tem como objetivo atualizar não só a vacina do sarampo como as demais vacinas do calendário. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, lembramos da vacina contra o HPV e contra a meningite C”, diz.

Não devem se vacinar:  as crianças com menos de seis meses, gestantes, quem tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico e quem  estiver com suspeita de sarampo. Renata Brandão lembra que quem tiver alergia a proteínas do leite de vaca deve informar o profissional de saúde para receber uma dose feita sem esse componente.

bernadetealves.com

A vacinação representa mais proteção para a família. Então não coloque a sua vida e de quem você ama em risco. Vacine-se e previna-se contra o Sarampo.