
O primeiro dia do ano de 2021 foi marcado pela solenidade de posse da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal para o biênio 2021-2022. Em 15 de dezembro, os deputados Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), conquistaram a primeira reeleição da história.
A principal função da Mesa é direcionar os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara Legislativa. A nova formação, eleita para o biênio 2021/2022, é formada pelos deputados distritais:
Presidente — Rafael Prudente (MDB)
Vice — Rodrigo Delmasso (Republicanos)
Primeiro secretário — Iolando Almeida (PSC)
Segundo secretário — Robério Negreiros (PSD)
Terceiro secretário — Reginaldo Sardinha (Avante)
Corregedor — Hermeto (MDB)
Ouvidor — Fernando Fernandes (Pros)
Presidentes das Comissões Permanentes da CLDF
CAF – Claudio Abrantes (PDT)
CAS – Martins Machado (Republicanos)
CCJ – Jaqueline Silva (PTB)
CDC – Chico Vigilante (PT)
CEDESTMATC – Júlia Lucy (Novo)
CDH – Fábio Felix (PSol)
CEOF – Agaciel Maia (PL)
CESC – Arlete Sampaio (PT)
CFGTC – José Gomes (PSB)
CMob – Valdelino Barcelos (Progressistas)
CPelo – Eduardo Pedrosa (PTC)
CSEG – Roosevelt Vilela (PSB)
O deputado Rafael Prudente, presidente reeleito até 2022, solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 e citou nominalmente os servidores da Câmara Legislativa mortos pela doença. Depois o parlamentar lembrou que a Casa tem atuado de maneira a minimizar os efeitos, em diversas áreas, da pandemia.
Prudente agradeceu os integrantes da Mesa Diretora no biênio 2019-2020 que ajudaram a fazer uma Casa mais organizada, inovadora e austera. Disse que no período a CLDF devolveu do orçamento próprio R$ 130 milhões aos cofres públicos .“Buscamos durante o biênio anterior reduzir despesas, mas não abrimos mão da produtividade”.
O presidente da CLDF, Rafael Prudente, disse que o biênio reserva grandes desafios, mas que a sociedade pode esperar da Casa um “órgão eficiente, transparente, independente, fiscalizador e parceiro do governo nas pautas que forem importantes para a população”.
O governador Ibaneis Rocha, que estava acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, parabenizou as deputadas e os deputados da Casa. “O trabalho desenvolvido por essa Câmara Legislativa tem destacado o Distrito Federal, colocando o DF como referência para todos. Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo são tratados sempre com responsabilidade, aperfeiçoados e votados de forma célere”, disse. “Os deputados e deputadas desta Casa engrandecem o DF e orgulham a população”.
O chefe do Executivo elogiou a recondução do deputado Rafael Prudente (MDB) à presidência da Casa, bem como toda a composição do órgão diretivo do Legislativo local. Além disso, reconheceu a importância da CLDF no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no DF.
O governador afirmou que 2021 será um dos anos mais difíceis na retomada da economia, mas disse ter convicção de que o biênio será de muita prosperidade. “Para vencer um ano que se desenha difícil no âmbito econômico e social, a solução virá das obras e programas sociais”, disse Ibaneis.
“Que a população possa encontrar o mais rápido possível a vacina, para virar essa página triste de nossa história”, finalizou o governador Ibaneis Rocha
Acompanhe como foi a posse da Mesa Diretora da CLDF para o Biênio 2021/2022.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília e Silvio Abdon/CLDF
