Não saber o que acreditar molda nossas ações

bernadetealves.com
Escritor e jornalista americano Shankar Vedantam, autor do livro ‘O Cérebro Oculto’

Você já ouviu falar do poder do cérebro oculto? Esse é um tema instigante que despertou o interesse do escritor e jornalista americano Shankar Vedantam.


O livro The Brain – ‘O Cérebro Oculto’, em português, educa os leitores sobre o papel do viés inconsciente de uma forma interessante, que nos faz querer virar as páginas para descobrirmos como fazer e o que fazer na hora de tomar uma decisão.


Resultado de uma investigação, levada a cabo pelo autor ao longo dos últimos anos, o livro expõe uma teoria que tem por base a existência de um cérebro oculto em cada um de nós, que nos manipula e leva a cometer ações que, muitas vezes, vão contra as nossas crenças e bom senso.


Segundo o autor Shankar Vedantam o que não sabemos sobre o que acreditamos molda muito mais sobre nossas vidas e nossas ações do que imaginamos. E ele questiona: Que papel os preconceitos inconscientes desempenham na maneira como tomamos decisões quando compramos, pensamos, votamos, julgamos e condenamos?


Um best seller recomendado por especialistas que rende reflexões inspiradoras para a vida e também para o sucesso profissional.


Shankar Vedantam é escritor e jornalista americano. Graduou-se em engenharia eletrônica na Índia e fez mestrado em jornalismo na Universidade Stanford. Shankar já escreveu peças de teatro, livros de ficção (tal qual The Ghosts of Kashmir, publicado em 2005) e não ficção, deste gênero destacando-se o livro publicado em 2010 chamado The Hidden Brain: How our Unconscious Minds Elect Presidents, Control Markets, Wage Wars and Save Our Lives. Entre 2001 e 2011 trabalhou no jornal The Washington Post, escrevendo uma coluna sobre o comportamento humano. trabalhou para a revista Slate escrevendo uma coluna chamada “Hidden Brain” (“cérebro escondido” em tradução literal).

Vedantam juntou-se à NPR em 2011 e desde 2015 apresenta um podcast de ciências sociais também chamado “Hidden Brain”, propondo-se a “revelar os padrões inconscientes que governam o comportamento humano, os vieses que moldam nossas escolhas e os gatilhos que dirigem o curso de nossos relacionamentos.

bernadetealves.com
Não saber o que acreditar molda nossas ações”, diz escritor americano


Como correspondente científico da rádio americana NPR foca, sobretudo, no comportamento humano e ciências sociais. Vedantam recebeu diversos prêmios de ramo jornalístico, entre eles o da Society of Professional Journalists.

Fotos: Divulgação e Petty Officer 2nd Class Cory J. Mendenhall