Ajurú Preto: a fruta do papagaio falante que tem poderes hipoglicemiantes

bernadetealves.com
Ajurú ou Abajerú : a fruta versátil na alimentação e saúde de pessoas e pássaros

O Ajuru Preto, de nome Chrysobalanus icaco, é uma fruta deliciosa que ao comer pinta a língua de azul. É bastante encontrada na costa atlântica das Américas, desde a Flórida até o Rio de Janeiro e habita preferencialmente restingas ou cordões arenosos nestes locais.

bernadetealves.com
Ajurú Preto, fruta deliciosa com poderes nutricionais


Seu nome vem de “Abajerú”, que no Tupi guarani significa “Fruta de papagaio falante”. É conhecida também como Ajurú, Icaco, Guajurú e Maçãzinha da praia, por conta do sabor da polpa.

bernadetealves.com
Ajurú Preto, fruta deliciosa com poderes hipoglicemiantes

Existem diversas variedades com frutos brancos, vermelhos, roxos, pretos e verdes que podem ser consumidos ao natural e são muito comercializados em feiras da região amazônica.


A polpa do fruto é branca, esponjosa, fofa e adocicada. A pele é fina e comestível enquanto a semente oblonga esverdeada tem um cerne oleoso que, dizem, ter sabor de amêndoas. A semente do Ajurú preto também pode ser usada como alimento, crua ou torrada.

bernadetealves.com
Polpa da fruta nativa Ajurú, também conhecida por Guajuru

Além de gostosa, a frutinha preferida do papagaio falante tem poderes hipoglicemiantes, comprovados em estudos com camundongos, e outras funções fitoterápicas e propriedades anti-inflamatórias. Os benefícios do Ajurú para a saúde são diversos, principalmente o preto que possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o corpo.


No norte e nordeste é usado em massagem terapêutica por causa de sua propriedade de cura. As proteínas da frutinha dão à pele a aparência revitalizada e fresca.

bernadetealves.com
Frutos suculentos do Ajurú Preto, a fruta versátil na alimentação e saúde de pessoas e pássaros

O Ajurú ou Guajuru é uma árvore bonita e boa para ornamentar regiões à beira- mar, em solos arenosos e salgados como dunas e praias pois toleta bem os ventos. Esta planta tem um porte baixo e se fixa entre o mangue ou dunas de areia.

A fruta típica dos estados do Pará, Maranhão e Ceará, tem inflorescência em forma de panícula, formada de flores pequenas, esbranquiçadas e hermafroditas. A polinização provavelmente é cruzada, feita por insetos ou pelo vento.


Frutifica e floresce praticamente todo ano, porém com mais intensidade nos primeiros meses do ano. Seus frutos suculentos são comestíveis e também muito apreciados por aves e procurados por peixes e outros animais.

bernadetealves.com
Ajurú: a fruta típica do norte e nordeste apreciada por pássaros e pessoas


As folhas de verde brilhante são simples, inteiras, alternas e coriáceas. Tanto elas quanto as raízes são utilizadas para o preparo de chás com fins medicinais.

  • bernadetealves.com

Também pode ser cultivada em solos normais para amplos espaços, em grupos formando conjuntos esparsos no meio do gramado, mantido com ou sem podas de contenção. Não tolera o frio, sendo o seu cultivo indicado apenas para os trópicos.


O ajuruzeiro é um arbusto nativo do litoral da Amazônia, muito encontrado vegetando no estado silvestre, nas praias do norte banhadas por águas salgadas.

bernadetealves.com
Ajuruzeiro se adapta na beira de restingas, encostas e beira das praias


Fotos: Divulgação e Gustavo Giacon