Ícone do site Bernadete Alves

Instituto Palavra Aberta lança projeto de educação midiática para maiores de 60 anos

bernadetealves.com
Instituto Palavra Aberta lança EducaMídia 60+, programa que promove cidadania para pessoas da terceira idade

A internet e as redes sociais mudaram totalmente a maneira como nos comunicamos.O mundo agora é digital e não é mais uma opção. O que fazíamos antes fisicamente agora é pelo celular e por isso a gente tem que fazer parte deste mundo de maneira responsável e civilizada.


Todos os dias estamos sujeitos a receber, por diferentes e diversas mídias, inúmeras informações, de boa ou má qualidade. Na internet, há informações para muitas dúvidas e questões do dia a dia. Mas como encontrá-las? Como identificar se o que recebemos via WhatsApp, Facebook ou YouTube, por exemplo, é confiável?


Para aproveitar tudo o que este vasto universo da informação pode proporcionar o Instituto Palavra Aberta criou o EducaMídia 60+,um programa para que pessoas com mais de 60 anos de idade, um grupo tão significativo da população brasileira, desenvolvam as habilidades necessárias para participar plenamente da sociedade conectada.

EducaMídia 60+ promove cidadania para pessoas da terceira idade

Um guia básico com dicas e materiais para que as pessoas com mais de 60 anos naveguem com segurança pela internet, aproveitando todas as oportunidades de comunicação e conexão que a tecnologia nos oferece e para avaliar os resultados encontrados.


O EducaMídia 60+ ensina como realizar buscas de informações e como filtrar os resultados encontrados. Ressalta a importância de checar os conteúdos antes de sair compartilhando informações e notícias recebidas. É um convite à reflexão sobre a responsabilidade de cada no mundo conectado.


O Instituto Palavra Aberta oferece um Guia básico sobre o funcionamento das principais plataformas, dos diferentes tipos de conteúdo que encontramos na internet (e fora dela), com dicas para distinguir fato de opinião, sátira e anúncio publicitário. Uma aula completa sobre desinformação e suas nuances, além de dicas práticas e simples sobre como combater esse fenômeno.


O EducaMídia 60+ disponibiliza uma coleção de materiais gratuitos, como guias, cartilhas digitais e outros recursos pedagógicos que podem auxiliar, além dos idosos, profissionais que estejam interessados em organizar oficinas e cursos de educação midiática para esse público. Os conteúdos são divididos em cinco módulos temáticos, que podem ser utilizados em sequência ou de forma independente:

EducaMídia 60+ promove cidadania para pessoas da terceira idade

Módulo 1 | Introdução ao mundo conectado neste módulo, o EducaMídia 60+ apresenta um guia básico de navegação pela internet, com dicas práticas de como buscar informações e avaliar os resultados encontrados.


Módulo 2 | O universo da informação – o segundo módulo auxilia o leitor a identificar os diversos tipos de conteúdo disponíveis nas redes ou recebidos por amigos e familiares. Este módulo auxilia o público a compreender qual é o propósito de cada conteúdo, a partir de uma leitura crítica e reflexiva.


Módulo 3 | Muito além das Fake News –
aqui, o EducaMídia 60+ conta um pouco da história da desinformação, mostra os perigos reais que uma informação falsa pode representar para a sociedade e apresenta uma série de dicas simples de como evitar cair em armadilhas na internet. Também provoca a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo nas redes sociais.


Módulo 4 | Quem sou eu nas redes sociais – no quarto módulo, o programa apresenta as principais redes sociais e convida o leitor a refletir sobre como usá-las de maneira mais segura e fortalecedora, a fim de minimizar os riscos e aproveitar os benefícios das redes.


Módulo 5 | Golpes – no último módulo, o EducaMídia 60+ traz orientações sobre como pessoas acima de 60 anos podem se proteger de crimes financeiros na internet e orienta sobre os canais mais adequados para denunciar golpes.

Instituto Palavra Aberta lança EducaMídia 60+, programa que promove cidadania para pessoas da terceira idade

O material está disponível do site: https://60mais.educamidia.org.br/

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e opiniões. A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.


Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile