Romeu e Julieta: por que o nome da sobremesa ficou famoso?

bernadetealves.com
Queijo e goiabada – combinação perfeita

Romeu e Julieta é uma tradicional sobremesa brasileira composta por queijo e goiabada. Além da apresentação original,cortada em pedaços no prato, pode também ser saboreada em forma de tortas, sorvetes, rolinhos, bolachinhas,compotas, mousses, pizzas doces, entre outras. O que não falta é criatividade para saborear o doce.

bernadetealves.com
Cheesecake Romeu e Julieta

Seu nome é uma referência a tragédia homônima, clássico de William Shakespeare. O Romeu é representado pelo queijo, um ingrediente mais salgado, e a Julieta é a goiabada, mais doce, assim como as mulheres. Mesmo esses dois ingredientes sendo bem diferentes, são essas diferenças que fazem com que eles combinem tão perfeitamente entre si.

bernadetealves.com
Goiabada com queijo, famosa sobremesa “Romeu e Julieta”

Em meados dos anos 60, o desenhista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, criou uma campanha para as goiabadas Cica. Na embalagem do doce, apareciam Mônica e Cebolinha interpretando os personagens de Shakespeare e, desde então, a sobremesa, tipicamente mineira, começou a ser chamada assim. A Cica encerrou suas atividades em 2003.

bernadetealves.com
Goiaba: rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C diminuiu o colesterol LDL também conhecido como colesterol ruim

A goiabada surgiu como um meio para aproveitar a fruta durante todo o ano, já que é um produto de safra, explica José Egídio Flori, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido.

bernadetealves.com
Queijo com doce de goiaba, famosa sobremesa brasileira

O queijo meia cura é o ideal para comer com goiabada por possui sabor marcante, levemente ácido. Para quem ama a combinação, que tal fazer uma sobremesa deliciosa com os famosos ingredientes?

Cheesecake Romeu e Julieta

bernadetealves.com
Cheesecake de goiabada com queijo


Ingredientes:


1 pacote de biscoito maisena (200g)
5 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de goiabada cremosa


Recheio:


2 xícaras (chá) de cream cheese
1 xícara (chá) de ricota
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara (chá) de goiabada em cubos

Modo de preparo:


Triture o biscoito no liquidificador e misture com a manteiga até formar uma farofa bem úmida. Espalhe no fundo de uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire e reserve.

Para o recheio, coloque o cream cheese, a ricota e o leite condensado no liquidificador e bata por 2 minutos. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem, junte ao creme no liquidificador e bata por mais 1 minuto. Despeje sobre a massa na fôrma, espalhe a goiabada em cubos por cima e leve à geladeira por 4 horas.

Retire e desenforme. Cubra com a goiabada cremosa e sirva.

bernadetealves.com
Goiaba: rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células

A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais que garantem diversos benefícios para a saúde devido ao fato de ser rica em vitamina C, A e B, segundo estudos realizados pela Universidade de Campinas.


O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada. A fruta tropical é encontrada nas regiões da América Central e do Sul e tem poucas calorias e, por isso, pode ser uma boa opção para incluir na dieta para perda de peso. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais e outros problemas de saúde.

bernadetealves.com
Doce de goiaba

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

Principais benefícios da goiaba para a saúde

bernadetealves.com
Goiaba: rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhora a digestão e combate a acidez do estômago

Antioxidantes

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias e facilitar a absorção de ferro na dieta, ajudando a evitar ou tratar a anemia quando se consome em conjunto com alimentos ricos em ferro.

Cuida da saúde da pele


Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce.

Melhora a digestão

bernadetealves.com
Papagaio saboreando goiaba, a fruta com valor nutritivo e propriedades medicinais


A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

Diminuir o colesterol ruim – LDL


A goiaba é rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C. As fibras solúveis facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.

Trata a diarreia

bernadetealves.com
Goiaba: por ser uma fonte de vitamina A colabora com a saúde ocular


Esta fruta tem propriedades adstringentes, antiespasmódicas e antimicrobianas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal e os possíveis microrganismos responsáveis pela diarreia. Além disso, também pode ser consumida para tratar a gastroenterite e a disenteria infantil.

As propriedades antidiarreicas são devido à grande concentração de taninos, devendo ser evitadas por aqueles pessoas que possuem prisão de ventre.

Cuida da saúde ocular


Por ser uma fonte de vitamina A (embora não supere a campeã cenoura), a goiaba não pode faltar no cardápio de quem se preocupa em manter a saúde dos olhos. Lembrando que a vitamina A é responsável pela prevenção da degeneração macular, da catarata e da cegueira noturna.

Torta de Goiabada com ricota

bernadetealves.com
Torta de goiabada com ricota


Ingredientes – Massa:

  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 150 g de margarina sem sal
  • 1 gema
  • Raspas de limão opcional

Ingredientes – Recheio:

  • 500 g de ricota
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 3 ovos


Ingredientes – Cobertura:

  • 300 g de goiabada
  • 1/2 xícara de água ou vinho tinto suave


Modo de Preparo

  • Juntar os ingredientes da massa misturando tudo com as mãos
  • Embalar em filme plástico e levar para descansar em geladeira por 15 minutos
  • Colocar em forma redonda de 30 cm sem untar fundo e lateral
  • Reserve
  • Bata os ingredientes do recheio no liquidificador despeje sobre a massa e leve para assar por 35 minutos mais ou menos

Ingredientes – Cobertura:

  • 300 g de goiabada
  • 1/2 xícara de água ou vinho tinto suave


Modo de Preparo – Cobertura

  • Leve os ingredientes ao fogo mexendo sempre até derreter por completo
  • Retire a torta do forno e coloque a cobertura
  • Sirva morna ou fria
bernadetealves.com
Torta Romeu e Julieta

Fotos: Divulgação, Reprodução e Jaelson Lucas / AEN