Ícone do site Bernadete Alves

Distrito Federal registra 6,8ºC nesta madrugada, a menor temperatura do ano

bernadetealves.com
Madrugada fria e baixa umidade do ar são desafios para saúde dos brasilienses

As madrugadas na capital federal estão cada vez mais frias. O frio chegou deixando muita gente desconfortável. Na virada de 7/7 para 8/7, os termômetros de Planaltina registraram 6,8 °C, a menor temperatura de 2023 até o momento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas baixas tem sido recorrentes em Brasília. No inverno muito seco e sem nuvens, os dias tendem a esquentar nos períodos em que o sol está no céu e esfriar de forma mais brusca durante a noite. “Sem nuvens, o calor que faz pela manhã não é retido e se dissipa no espaço”, explica o meteorologista Cléber Souza.

Distrito Federal registra 6,8ºC nesta madrugada, a menor temperatura de 2023

Segundo o meteorologista, a tendência é que este tempo se mantenha por mais alguns dias, levando em consideração que, as previsões de nebulosidade só começam a partir da próxima quarta-feira, dia 12.

É bom se agasalhar bem porque o frio está congelante. Sexta-feira, dia 7, a mínima chegou a 7,5ºC, em Planaltina-DF. Anteriormente, no dia 29 de maio, a capital registrou 8,6ºC no Gama. As madrugadas frias a e baixa umidade do ar são desafios para saúde dos brasilienses.

Além do tempo frio, o Distrito Federal está em alerta amarelo desde o dia 28 de junho, devido à baixa umidade do ar. O índice na capital federal tem ficado perto dos 30%. Por causa do inverno, as noites frias e os dias quentes e secos fazem a umidade ficar bem abaixo do mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde, que preconiza 60% de umidade.

Distrito Federal registra 6,8ºC nesta madrugada, a menor temperatura de 2023

O Inmet utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os tipos de alertas meteorológicos. O vermelho é o mais grave.

Cuidados necessários com a umidade baixa

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile