
O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal tem novo acadêmico: Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes, do CEUB. A posse aconteceu no dia 13 de março na sede do IHG-DF na Asa Sul e foi prestigiada por autoridades, acadêmicos, família CEUB, amigos e familiares do novo membro da Casa, que tem como patrono JK, e que mantém viva a memória de Brasília e seus valores.
A cerimônia de posse de Getúlio Moreira Lopes na Cadeira do patrono Anísio Teixeira, foi conduzida pelo presidente Paulo Castelo Branco e pelo diretor Carlos Hugo Studart e a homenagem foi feita pelo ministro aposentado do STF Marco Aurélio Melo, acadêmico do IHG-DF.
O ministro enalteceu as qualificações do novo acadêmico, sua importância para a educação de Brasília e do Brasil, sua liderança junto aos poderes constituídos e o legado da família Reitor João Herculino para a história da capital Federal. Marco Aurélio prestou uma homenagem ao fundador do CEUB e toda a sua família. Relembrou a vida e obra de João Herculino e a sua contribuição como político e educador.
Marco Aurélio Melo também lembrou a importância do educador do século XX Anísio Spíndola Teixeira, um dos mais ilustres nomes da educação brasileira que defendeu a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e baseada nos ideais do movimento da Escola Nova. Um educador para além do seu tempo.
Getúlio Lopes, novo membro do IHG-DF, disse que assumir a Cadeira 61 de um dos mais ilustres nomes da educação brasileira honra o legado de sua família que faz parte da história de Brasília e coroa sua vida pessoal e profissional. “É com satisfação que assumo o desafio de honrar aqueles que me antecederam neste posto e continuar o legado de manter vivas a história e preservar as memórias do Distrito Federal. É um compromisso que muito me orgulha e que me dá a oportunidade de retribuir, ainda que jamais o suficiente, todo o acolhimento que tenho recebido na unidade da federação que tive a oportunidade de ver crescer e se formar”.
Recordou que Anísio Teixeira, foi um dos fundadores da Universidade do Distrito Federal, em 1935, e participou da elaboração do projeto que criou a Universidade de Brasília, em 1960. “Anísio Teixeira é a inspiração que preciso para seguir trabalhando na defesa da formação ética e cidadã”, disse Getúlio Américo
Anísio Teixeira consolidou no Brasil a cultura da melhoria das condições de vida do indivíduo por meio do respeito aos direitos fundamentais e da educação integral. Ele dizia: “A escola deve fornecer a cada indivíduo os meios para participar, plenamente, de acordo com suas capacidades naturais, na vida social e econômica da civilização moderna, aparelhando-o, simultaneamente para compreender e orientar-se dentro do ambiente em perpétua mudança que caracteriza esta civilização”.
Segundo Getúlio, os ensinamentos de Anísio Teixeira se confundem com a formação histórica, o desenvolvimento e a transformação de Brasília nos seus quase 64 anos de fundação. “Fui testemunha ocular desse processo de mudança e me orgulho de ter vivido aqui as minhas melhores experiências pessoas e profissionais juntamente com minha família. Sou fruto de uma formação ética e cidadã que tem nas memórias históricas o fundamento das expectativas do presente e do futuro”.
“Ao, por muitos anos, atuar profissionalmente em uma instituição de ensino, tenho tido a oportunidade de materializar a minha dedicação à cidade mantendo registros históricos em ambiente escolar. No campus do CEUB na Asa Norte, a Biblioteca Reitor João Herculino, tem exposição permanente dos momentos da vida do presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, do trabalho de Bernardo Sayão, da obra e vida de João Herculino de Souza Lopes, e um Museu de Geociências Odette Rezende Roncador”, disse Getúlio.
O Reitor, emocionado, disse que aquele momento representava uma justa homenagem ao seu pai e à sua família pela contribuição em proporcionar ensino superior de qualidade a várias gerações de brasilienses e de pessoas oriundas de outras unidades da federação. “Desde minha chegada na cidade, ainda em tenra idade, fui agente desse processo tendo atuado para a promoção da educação superior de qualidade e da formação de mais de 100 mil profissionais que atuam na capital, no Brasil e no mundo. De lá para cá, tentamos preservar a história, sermos agentes transformadores e, sobretudo, amar e nos dedicar à Brasília”.
“Que o futuro do Distrito Federal se inspire em seu passado e em seu presente para mantermos as tradições e a história daqueles que nos antecederam. Contem comigo para esse processo”, finalizou agradecendo a presidência, diretoria, acadêmicos e funcionários do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, seus familiares e amigos presentes naquele momento significativo de sua vida.
O Reitor Getúlio Lopes foi homenageado pelos advogados Estenio Campelo e Paulo Fernando. O deputado federal e acadêmico do IHG-DF elogiou o trabalho do empossando em prol da educação superior em Brasília e também do pioneiro Reitor João Herculino. Ofertou ao CEUB um time de futebol de mesa/ botão da década de 1970.
A posse do Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes simboliza o coroamento de uma trajetória pessoal e profissional e honra o legado do Reitor João Herculino e de seus filhos em prol da educação superior de qualidade e de um Centro Universitário reconhecido pela excelência no ensino. Um dos melhores ensinos superiores do Centro-Oeste.
O CEUB já formou mais de 100 mil profissionais e todos os cursos possuem propostas pedagógicas modernas, que estão em constante atualização dentro de uma infraestrutura de qualidade, onde os alunos têm acesso a laboratórios equipados com o que há de mais atual no mercado. Sem falar que o corpo docente é composto por mestres, doutores e profissionais de renome. Uma instituição de ensino inovadora, com padrão de qualidade e reconhecida em todo o país.
O CEUB também cria oportunidades para o desenvolvimento de cidadãos capazes de transformar a sociedade. Isso ocorre por meio da responsabilidade social onde presta atendimento comunitário em um prédio de 14 andares exclusivamente dedicado à prática profissional dos alunos.
Fotos: Paulo Lima
