
O cantor baiano Raul Seixas, um dos maiores da história do Brasil, famoso pelos hits como “Maluco Beleza”, “Metamorfose Ambulante”, “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás”, “Mosca na Sopa”, “Al Capone” e “Ouro de Tolo”, é o homenageado pelo Google neste sábado 23 de novembro.
Na ilustração, Raul aparece de braços abertos e com uma guitarra vermelha semelhante a que está na capa do disco Gita. Ao fundo , há estrelas e notas musicais, remetendo à aura cósmica de suas canções.
A homenagem é oportuna porque no dia 28 de junho Raul faria 79 anos. O legado do artista é tão importante que continua tocando o coração de várias gerações, 35 anos depois de sua morte, sua música segue viva e encantando.
A eternidade do artista é decorrente da sua capacidade poética de se fazer entendido por todas as pessoas. Ele falava com o povo e com as aflições dos brasileiros. Foi inovador e viveu a frente de seu tempo. Deixou sua marca e mensagens em “Sociedade Alternativa”.
A ditadura militar se irritou com as “maluquices” de Raul e ele foi passar um tempo nos Estados Unidos. Deixou gravado Gita, que foi lançado e estourou. De volta ao Brasil, gravou um clipe e foi convidado pela Globo para fazer toda a trilha sonora da novela O Rebu.
Raul foi um grande produtor. Ele fez parte e ajudou discos de Jerry Adriano, Zé Roberto, Leno e Lílian, Renato e Seus Blue Caps, Diana e muitos outros talentos.
Raul faleceu aos 44 anos em 21 de agosto de 1989, mas é mais atual do que nunca. Sua genialidade está materializada em qualquer canção, principalmente em “Tente Outra Vez”. “Não diga que a canção está perdida, Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, Tente outra vez…. E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez!
Mesmo não estando mais entre nós há quase 40 anos, sua simplicidade, carisma e melodias memoráveis continuam vivas: Toca Raul.
Fotos: Reprodução
