
O Colégio Eleitoral da OAB Nacional reelegeu, por unanimidade, Beto Simonetti presidente da OAB Nacional. A cerimônia foi realizada em Brasília, no Auditório Externo do STJ. A posse do presidente e da nova diretoria acontecerá no sábado (1º/2), também no STJ, a partir das 9h.
O evento foi conduzido pelo presidente do Colégio Eleitoral, Luiz Viana, e contou com a participação de ministros dos tribunais superiores, de advogados e advogadas de todo o país, conselheiros federais da Ordem dos Advogados.
A Diretoria da OAB Nacional eleita, com Beto Simonetti, na presidência, Felipe Sarmento, na vice-presidência, Roseline Rabelo de Jesus Morais, como secretária-geral, Christina Cordeiro dos Santos, como secretária-geral adjunta e Délio Fortes Lins e Silva Júnior, como diretor-tesoureiro.
Ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, anfitrião da cerimônia de votação, falou da admiração que o Tribunal tem pelo dirigente da Ordem. “Beto Simonetti faz um trabalho excepcional. Ele vem de uma região extremamente importante do nosso país, a Amazônia, e eu tenho certeza que esse trabalho que a OAB faz no que se refere à proteção dos direitos, sobretudo dos vulneráveis, vai continuar na próxima gestão com maior intensidade, já que o Brasil precisa muito dos advogados e da Ordem dos Advogados do Brasil. A República precisa da advocacia e não há Estado Democrático de Direito sem uma advocacia que defenda os direitos fundamentais, os direitos humanos, os direitos das minorias e daqueles que realmente precisam da Justiça”.
A ministra do STJ Daniela Teixeira, proveniente do quinto constitucional da advocacia, foi uma eleição revestida de legalidade e de legitimidade. “A eleição realmente demonstrou a vontade da advocacia em permanecer com Beto Simonetti, nosso grande presidente. É uma alegria imensa estar aqui. Desejo à nova diretoria muito boa sorte e que a advocacia tenha três anos de paz e sossego, depois de uma pandemia, depois de tanta coisa que passamos, que sejam três anos de calmaria”.
O ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, do Tribunal Superior do Trabalho, também proveniente do quinto constitucional da advocacia, disse que a reeleição demonstra uma advocacia unida e reafirma o trabalho desses três anos de compromisso do presidente Beto Simonetti com a defesa dos interesses da advocacia e da sociedade brasileira. “Venho aqui, como representante do quinto, testemunhar uma festa da democracia na advocacia brasileira”.
Fotos: Fotos: Raul Spinassé
