
O Brasil venceu o Marrocos pelo placar de 2 a 1, graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo pelo centroavante Dell, na tarde desta sexta-feira 21 de novembro, no complexo esportivo Aspire Zone em Doha (Catar). Wenderson Santos Dell, 17 anos, é considerado uma das maiores joias das categorias de base do Bahia. O camisa nove anotou os dois gols do confronto, um em cada tempo.
Dell foi eleito pela Fifa como o melhor jogador em campo, por ter balançado as redes duas vezes, no duelo em que a Seleção Brasileira Sub-17 venceu o Marrocos por 2 a 1. O atacante tem cinco gols marcados na Copa do Mundo Sub-17 e é o artilheiro da Amarelinha na competição.
“Sempre agradecendo a Deus. Foi um jogo que a gente conseguiu abrir o placar com um gol meu e a gente tomou um empate no finalzinho [do primeiro tempo]. Acho que isso ajudou bastante o time do Marrocos a ficar em cima, junto com a torcida deles pressionando, mas graças a Deus, com raspada do Tiaguinho, conseguir tirar do goleiro e fazer o gol. Uma sensação incrível. Desde o jogo contra a Zâmbia que eu fiz o gol, eu pensei que ia ser o melhor da partida, mas não fui. Mas sempre continuei dando graças a Deus e sabia que o momento certo iria chegar”, afirmou o jogador durante entrevista para a CBF TV.
É importante destacar a atuação do goleiro João Pedro, formado nas categorias de base do Santos. Aos 17 anos, o jogador se tornou protagonista da Seleção Brasileira sub-17 na Copa do Mundo da categoria, disputada no Catar. Com defesas decisivas e atuações seguras, o santista foi peça fundamental na classificação às quartas de final, após vitória sobre a França nos pênaltis, por 1 a 1 no tempo normal.
O arqueiro também brilhou na fase anterior, contra o Paraguai, quando defendeu três cobranças e garantiu a vaga nas oitavas. Com 1,98m de altura, o jovem se destaca pelo porte físico e pela tranquilidade nas decisões.
Pela sua qualidade e dedicação, o goleiro João Pedro, do Santos, foi eleito pela Fifa como o melhor em duas vezes: após a vitória da Seleção Brasileira Sub-17 nos pênaltis sobre o Paraguai e a França. “Alegria imensa poder ajudar meus companheiros com a classificação, tenho que somente agradecer a Deus porque ele me proporcionou na Seleção Brasileira ajudando meus companheiros a passar mais uma vez em fase, então glorifico o nome de Deus porque sem ele nada disso teria conseguido”, celebrou o camisa 1 da Seleção Sub-17.
Os garotos, comandados pelo técnico Dudu Patetuci voltam a campo na segunda-feira, 24, às 13h contra Portugal, no duelo que vale vaga à decisão do Mundial da categoria. É a corrida em busca do pentacampeonato no Catar. O Brasil foi campeão 1997, 1999, 2003 e 2019.
Seleção Brasileira Sub-17
Jogadores da seleção brasileira Sub-17 são joias do Grêmio, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Sport, Bahia e Vasco da Gama.
Goleiros: João Pedro – 1, Santos; Arthur Nascimento – 12, do Bahia; e Lucas Andrade – 21, Vasco da Gama
Defensores: Angelo – 2, São Paulo; Arthur Ryan – 16, do Fluminense, Derick Araújo – 6, do Palmeiras, Luis Eduardo – 4, do Grêmio; Luccas Ramon – 14, do Palmeiras; Vitor Fernandes – 13, do Atlético-MG e Vitor Hugo – 3, do Cruzeiro.
Meio-campistas: Zé Lucas -5, do Sport; Luis Pacheco- 15, do Palmeiras; Felipe Morais – 20, do Cruzeiro; Tiago Augusto – 8, do Grêmio; e Vinicius Rocha -18, do Santos.
Atacantes: Ruan Pablo – 7, do Bahia; Pietro Tavares -17, do Cruzeiro; Dell – 9, do Bahia; Kayke Santos -11, do Athletico-MG; Andrey Fernandes – 19, do Vasco da Gama; e Gabriel Mec – 10, do Grêmio.
Fotos: Mohamed Farag – FIFA/FIFA via Getty Images
