
Antonia Pellegrino que atuava desde 2023, como diretora de Conteúdo e Programação da EBC, foi escolhida pelo ministro ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, para presidir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A roteirista se destacou na comunicação pública do país ao liderar a reconstrução da TV Brasil, ampliando a audiência e fortalecendo a programação cultural.
Com formação em ciências sociais e mestrado em literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio, além de mestrado em administração pública pela FGV-Ebape, Antonia reúne experiência em gestão e produção cultural.
O ministro Sidônio Palmeira, destaca as qualidades de Pellegrino. “Antonia reúne experiência em gestão, sensibilidade editorial e profundo conhecimento do audiovisual brasileiro. Sua trajetória à frente do conteúdo da EBC demonstra capacidade de inovar, ampliar o alcance e reafirmar o papel estratégico da comunicação pública para a democracia, que é o cerne da nossa gestão da Secom”.
À frente da área de conteúdo da EBC, Antonia coordenou iniciativas estratégicas como a reformulação do programa Sem Censura, vencedor do Prêmio APCA 2024 de Melhor Programa de Televisão, e a realização do maior edital da história do campo público de comunicação: a Seleção TV Brasil, que vai investir de R$ 110 milhões na produção audiovisual independente, incluindo, de forma pioneira, uma novela. Também foi responsável pela ampliação da presença da emissora no esporte, com destaque para a transmissão do futebol feminino.
A executiva sênior tem longa e premiada trajetória como roteirista audiovisual. Antonia Pellegrino, construiu trajetória premiada com reconhecimento de instituições como a Academia Brasileira de Letras e a Academia do Cinema Brasileiro, além de festivais internacionais.
Colaborou no roteiro do documentário Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar, e desenvolveu projetos para diferentes plataformas, como a série Amar É Para os Fortes, em parceria com Marcelo D2, e o filme Manas (2024). Também atuou como autora em novelas e seriados para televisão e streaming, além de manter produção literária e jornalística, com passagens por veículos como Folha de S.Paulo e Piauí.
Antonia Pellegrino é também escritora com destaque para o livro “Cem Ideias que Deram em Nada’, lançado em 2014. Ela é autora de textos publicados no caderno Ilustríssima, nas revistas Piauí, Vogue, Trip, 451, entre outras. Se tornou uma voz ativa no movimento de mulheres graças ao trabalho na plataforma #AgoraÉQueSãoElas. É criadora do podcast “Mulheres na Independência”, da Globoplay.
Viva o protagonismo feminino. Viva a força da mulher brasileira.
Fotos: Fernando Frazão/Agência Brasil e EBC
