Ícone do site Bernadete Alves

Prêmio Jabuti anuncia finalistas da edição 2026

Bernadete Alves
Prêmio Jabuti: principal premiação da literatura brasileira escolhe finalistas de 2026

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), principal premiação literária do país, anunciou, nesta quarta-feira 14 de outubro, os finalistas de cada categoria da 68ª edição do Prêmio Jabuti. A edição de 2026 conta com 4.675 obras e projetos inscritos.

Nomes como Adélia Prado, Itamar Vieira Junior, Milton Hatoum, Ruy Castro, Humberto Werneck, Aline Bei, Eliana Alves Cruz, Andréa del Fuego, Evandro Affonso Ferreira e outros importantes escritores, estão entre os finalistas. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 27 de outubro, na Sala São Paulo, em evento para convidados na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.

Esta 68ª edição traz também uma mudança relevante na disputa pelo Livro do Ano, principal distinção da premiação. A partir deste ano, obras inscritas nas categorias Escritor Estreante – Poesia e Escritor Estreante – Romance passam a concorrer ao título.

Adélia Prado, Ruy Castro e Humberto Werneck , são alguns dos escritores finalistas do Prêmio Jabuti 2026

Além do Livro do Ano, serão premiadas obras em 23 categorias, distribuídas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

No eixo Literatura, estão Conto, Crônica, Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário.

No eixo Não Ficção, as categorias são Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios e Saúde e Bem-estar.

O eixo Produção Editorial reúne Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução.

Já o eixo Inovação contempla Incentivo à Leitura – Cultura Digital, Incentivo à Leitura – Projeto e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Milton Hatoum e Itamar Vieira Junior são finalistas do Prêmio Jabuti 2026

Itamar é um dos orgulhos da Literatura Brasileira. seus livros são clássicos. CORAÇÃO SEM MEDO é finalista do Prêmio Jabuti 2026 na categoria Romance Literário. Vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos, o livro de Itamar Vieira Junior conquistou crítica e leitores. Se vencer em 2026 o escritor terá conquistado uma estatueta em cada um dos livros que compõem a “Trilogia da Terra”, iniciada com o arrasa-quarteirão “Torto Arado”, que conquistou o Troféu em 2020. Em 2024 foi a vez de “Salvar o Fogo” , o segundo volume ganhar o Jabuti. E o terceiro “Coração sem Medo” está entre os finalistas do 68ª edição do Concurso literário.

A presidente da CBL, Sevani Matos, afirmou que os finalistas desta edição representam a diversidade e a qualidade da produção literária e editorial brasileira: “O Prêmio Jabuti tem um papel importante nesse reconhecimento e em dar visibilidade aos profissionais que fazem parte de toda a cadeia do livro.”

Hubert Alquéres, curador do prêmio, destacou o trabalho dos jurados e o grande volume de obras que concorreram neste ano. Segundo ele, isso evidencia a importância e o prestígio do Jabuti. “O volume também reflete a grande qualidade da produção literária e editorial brasileira. Agradecemos profundamente aos jurados pela dedicação e pelo excelente trabalho para selecionar, entre tantas obras, os finalistas desta edição”.

Prêmio Jabuti anuncia finalistas da edição 2026

A tradicional premiação da literatura brasileira traz uma novidade em 202 com a inserção da categoria Incentivo à Leitura – Cultura Digital, que busca, por meio do voto popular, premiar criadores de conteúdo que tenham como foco promover a leitura. Entre os destaques está Pedro Pacífico (@Bookster ),Tamirez Santos (@resenhandosonhos), Camilla Dias (@camillaeseuslivros), Maria Ferreira (@impressoesdemaria) e a plataforma digital BibliON do Governo do Estado de São Paulo. Esta categoria será decidida por votação aberta ao público.

Além da estatueta e do prêmio de R$ 70 mil, o vencedor do Livro do Ano poderá participar de uma das principais feiras internacionais do livro: Londres, Bolonha, Frankfurt ou Guadalajara, com despesas custeadas pela CBL e uma programação de palestras e encontros profissionais durante o evento. Já os vencedores de cada uma das 23 categorias receberão a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil.

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile