Ícone do site Bernadete Alves

Pazuello diz que CoronaVac será incluída no Plano Nacional de Imunizações

bernadetealves.com
Ministro Pazuello diz em reunião com governadores, que CoronaVac será incluída no Plano Nacional de Imunizações

O Ministério da Saúde anunciou hoje que o governo federal vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião com governadores. O ministro disse que será editada uma nova Medida Provisória para disponibilizar crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde as 46 milhões de doses devem ser entregues até dezembro de 2020. Destas, 6 milhões serão produzidas na China e entregues em frascos unidose; as 40 milhões restantes, serão em frascos multidoses e ficarão a cargo do Instituto  Butantan.

Ministro Pazuello diz que CoronaVac será incluída no Plano Nacional de Imunizações

A vacina, segundo Pazuello será incluída no Plano Nacional de Imunizações. “Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, disse o general.

Como a Butantan-Sinovac e a AstraZeneca-Oxford estão em etapas avançadas de produção,  ambas em fase 3 (quando são testadas em milhares pessoas), a previsão é de que a vacinação comece em janeiro de 2021.

Mas elas ainda devem ser liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ter eficácia e segurança garantidas, como determina o Ministério da Saúde. Profissionais de saúde e grupos de risco deverão ser os primeiros a receber a vacina.

O Ministério da Saúde afirmou que “somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac – representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021″.

A prioridade, segundo o ministro, é entregar à população brasileira, no menor tempo possível, “uma solução segura e eficaz para a doença”.

Sair da versão mobile