Alexandre de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com obra sobre combate ao ‘populismo digital extremista’

Bernadete Alves
Alexandre de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com obra sobre combate ao ‘populismo digital extremista’

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes foi anunciado como um dos finalistas da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A obra Democracia e redes sociais: o Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista, publicado pela editora Atlas, o ministro concorre na categoria de Direito.

A obra analisa os impactos do populismo digital e a atuação das “milícias virtuais” e mostra como isso tem se aproveitado das redes sociais e dos serviços de mensagens privadas para corroer os pilares da democracia. O autor destaca analiticamente como as redes sociais e aplicativos de mensagem podem ser inimigos da democracia. O livro reflete sobre a necessidade de uma regulamentação das plataformas digitais, bem como a importância de combater manipulações digitais, principalmente em época de eleições. 

Outros nomes de peso também figuram entre os finalistas em diferentes categorias, como o físico Marcelo Gleiser, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, reforçando o prestígio e a diversidade intelectual da premiação.

Em 25 categorias científicas, técnicas e profissionais, o Jabuti Acadêmico será anunciado em cerimônia em 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso (São Paulo), com transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.

Fotos: Reprodução