Ícone do site Bernadete Alves

Academia Brasiliense de Direito celebra seu primeiro ano de atividades com palestra magna de Maria Claudia Bucchianeri

Bernadete Alves
Dra. Maria Claudia Bucchianeri, vice-presidente da ABDIR com o presidente Dr. Manoel Jorge e Silva Neto

A Academia Brasiliense de Direito celebra, no dia 11 de dezembro, seu primeiro ano de existência, marcando um ciclo inaugural de intensa produção acadêmica, institucional e científica na capital do país. Para celebrar a data, será realizada confraternização reservada a membros e convidados, que contará com palestra magna da jurista e ministra do TSE de 2021 a 2023, Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, intitulada “Liberdade religiosa e Estado laico no Brasil de hoje”.

A celebração reunirá acadêmicos que, em suas funções públicas, representam algumas das principais instituições da República. Estão previstas falas oficiais do presidente da ABDIR, Manoel Jorge e Silva Neto, Subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho, e da vice-presidente Dra. Maria Claudia Bucchianeri que é também fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

O primeiro aniversário da Academia Brasiliense de Direito – ABDIR, reafirma seu compromisso com a produção jurídica qualificada, a interlocução institucional e a promoção de debates relevantes para o país.

Criada como associação civil, permanente e sem fins lucrativos, a instituição reúne bacharéis em Direito de notório saber jurídico e reputação ilibada, com o propósito de promover o estudo e o desenvolvimento do Direito, o aprimoramento do ensino jurídico e a difusão da ciência jurídica em todos os seus domínios normativos.

Dr. Manoel Jorge e Silva Neto, presidente da Academia Brasiliense de Direito

Desde sua instalação em 11 de dezembro de 2024, na Escola Superior do Ministério Público da União, a Academia consolidou-se como um espaço de diálogo qualificado entre juristas, instituições públicas e a sociedade civil. Entre os marcos de seu primeiro ano, destacam-se:

A Academia Brasiliense de Direito foi fundada em dezembro de 2024 e tem como primeiro presidente o Subprocurador-Geral do Trabalho,Manoel Jorge e Silva Neto, com Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro (vice-presidente), Gilbert Di Angellis (secretário-geral) e Hadassah Laís de Sousa Santana (tesoureira) na diretoria executiva inicial, com o objetivo de fomentar o estudo e a disseminação do direito em Brasília, reunindo juristas renomados.

Cadeira n. 1 – Ulysses Guimarães
Membro – Manoel Jorge e Silva Neto

Cadeira n. 2 – Denise Martins Arruda
Membro – Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro

Cadeira n. 3 – Leon Frejda Szklarowsky
Membro – Gilbert Di Angellis da Silva Alves

Cadeira n. 4 – Maria Eduarda Soares de Mendonça
Membro – Hadassah Laís de Sousa Santana

Cadeira n. 5 – Victor Nunes Leal
Membro – Antônio Augusto Brandao de Aras

Cadeira n. 6 – José Luciano de Castilho Pereira
Membro – João Pedro Ferraz dos Passos

Cadeira n. 8 – Darcy Ribeiro
Membro – Gabriela Neves Delgado

Cadeira n. 9 – Juliana Ferraz da Rocha Santilli
Membro – Ana Frazão

Cadeira n. 10 – José Carlos Couto de Carvalho
Membro – Antônio Pereira Duarte

Cadeira n. 11 – Aliomar Baleeiro
Membro – João Carlos Souto

Cadeira n. 12 – Lourdes Bandeira
Membro – Soraia Mendes

Cadeira n. 13 – Cnéa Cimini Moreira de Oliveira
Membro – Liana Chaib

Cadeira n. 14 – Pedro Calmon
Membro – Nabor Bulhões

Cadeira n. 15 – Waldemar Zveiter
Membro – Ricardo Sayeg

Cadeira n. 16 – Ophir Filgueiras Cavalcante
Membro – Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior

Cadeira n. 17 – Hamilton Carvalhido
Membro – Eunice Amorim Carvalhido

Cadeira n. 18 – Jorge Alberto Romeiro
Membro – Cícero Robson Coimbra Neves

Cadeira n. 19 – Juliano Costa Couto
Membro – José Henrique Mouta

Cadeira n. 20 – Iêda Garcez de Castro Dorea
Membro – Amanda Flávio de Oliveira

Cadeira n. 21 – Edylcéa Tavares
Membro – Samantha Meyer-Pflug Marques

Cadeira n. 23 – Adriana Lorandi
Membro – José Barroso Filho

Cadeira n. 24 – Saulo Ramos
Membro – Ibaneis Rocha Barros Junior

Cadeira n. 25 – Carlos Augusto Thibau Guimarães
Membro – Humberto Eustáquio Soares Martins

Cadeira n. 26 – Rubens Approbato Machado
Membro – Valdetário Andrade Monteiro

Cadeira n. 27 – José Fernandes Dantas
Membro – Marcelo Navarro Ribeiro Dantas

Fábio Arthur da Rocha Capilé
Luciana de Aboim Machado
Paulo Gustavo Gonet Branco
Roberto Victor Pereira Ribeiro
Viviane Coêlho de Séllos Knoerr

Dra. Maria Claudia Bucchianeri, vice-presidente da Academia Brasiliense de Direito

A acadêmica Maria Claudia Bucchianeri atuou como ministra do Tribunal Superior Eleitoral por um biênio e foi a segunda mulher a fazer parte da Corte Eleitoral pela classe dos juristas. Os méritos intelectuais e a integridade pessoal da jurista fez com que ela fosse designada Juíza da Propaganda em Eleições Presidenciais, responsável pela análise de representações, reclamações e pedidos de direito de resposta previstos na Lei das Eleições.

A ministra desempenhou importante papel como coordenadora institucional do “TSE Mulheres”, pelo qual foi relatora da minuta do Protocolo para Atuação Conjunta no Enfrentamento da Violência Política de Gênero, celebrado entre o TSE e a Procuradoria-Geral da República. O acordo prioriza e define rotinas de investigação e processamento dos crimes previstos na Lei nº 14.192/2021.

Como vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), a ministra propôs a inclusão, no calendário fixo da EJE, do Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais.

Os sábios e bem elaborados votos da ministra Maria Claudia Bucchianeri enriqueceram o acervo de jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. Os jurisdicionados e estudiosos do Direito Eleitoral contam com uma preciosa contribuição da eminente jurista.

Fotos: Arquivo Pessoal

Sair da versão mobile