O ator Lucas Guimarães fala sobre o espetáculo “O Crush dos Meus Sonhos”

Brasília também é cultura. A capital federal é repleta de opções de entretenimento para os mais variados gostos. Quando o assunto é humor, não é diferente. Grandes companhias teatrais apresentam ótimas alternativas de lazer para animar o exigente público brasiliense. A Cia. de Comédia 4 Homens e Meio é um exemplo disso. Em entrevista exclusiva para o site bernadetealves.com, o ator Lucas Guimarães, cofundador do grupo teatral, explica a origem do grupo, fala sobre o espetáculo “O Crush dos Meus Sonhos” e muito mais.

Lucas Guimarães
O ator Lucas Guimarães na peça “o Crush dos Meus Sonhos”

A Cia. de Comédia 4 Homens e Meio foi fundada em Janeiro de 2017 e tem em sua formação atual, os atores Filipe Lima, Lucas Guimarães, Victor Nine, Ramade e D’Oliveira. Os atores atuam no sentido de levar divertimento, humor, comédia e entretenimento, por meio do teatro. Mas a proposta não é de um teatro comum, rotulado, e sim um teatro descarado, solto, livre e que leve alegria a todos que os assistem. A ideia principal é, com um humor diferenciado, aliando temas sempre atuais, cotidianos, com performances cada vez mais próximas do público, levar com suas apresentações momentos agradáveis aos mais variados públicos do DF e Entorno. Com apenas um ano e meio de existência a Cia. de Comédia 4 Homens e Meio já recebeu duas premiações em festivais de humor e realizou participações, como convidados, no Jogo de Cena do Espaço Cultural da CAIXA; Humor de Quinta e etc. Definitivamente, eis uma nova opção teatral de humor em Brasília!

O Crush dos Meus Sonhos

No espetáculo “O Crush dos Meus Sonhos”, a Companhia de teatro escolheu esquetes cômicas que abordam o dia-a-dia dos relacionamentos modernos. Brincando com as ondas do momento, os humoristas da trupe vão logo avisando, Crush não é uma gíria moderninha. O termo está aí desde o nascimento da humanidade. A peça é formada por esquetes independentes e temáticos. Sempre girando em torno do tema relacionamento, contextualizando com aplicativos de paquera e assuntos atuais.

 

Lucas, como o teatro surgiu na sua vida? 

Sempre fui muito fã de qualquer evento ou atração em que envolvia a arte de atuar. Ir ao cinema, ir ao teatro e ver uma séries de TV sempre foram  atividades prazerosas e relaxantes para mim. Quando comecei a procurar algo que pudesse me fazer esquecer os problemas da vida e me ajudasse a espairecer a mente, a resposta foi facilmente encontrada: resolvi aprender na prática essa arte.

Fiz teatro na oficina teatral chamada Espaço Teatral, dos professores e atores Benetti Mendes e Rômulo Augusto, e desde então não parei de atuar. Para mim, teatro é libertador para a alma.

Cia de Comédia "4 homens e meio"
Cena do espetáculo “O Crush dos Meus Sonhos”

 

A Companhia “4 homens e meio” tem se destacado no cenário cultural de Brasília. Como se deu a formação do grupo?

A Cia. de Comédia 4 Homens & Meio foi idealizada e criada por cinco amantes do teatro e do humor que se conheceram durante o curso no Espaço Teatral. Nossa paixão, sobretudo por comédia, nos fez chegar onde estamos hoje, e há mais chão para percorrer.

Estamos com uma formação nova, dois dos cofundadores do grupo, que contribuíram bastante para o crescimento, desenvolvimento e reconhecimento da Companhia perante o público, tiveram que sair e resolver assuntos pessoais e familiares. Eu, juntamente com os atores Filipe Lima e Víctor Nine, somos os remanescentes da formação original da companhia, e continuamos firmes com os trabalhos do grupo.

Recentemente, dois novos atores, o Lucas D’Oliveira e o Thiago Ramade, dentre vários outros entrevistados por nós três, foram escolhidos e integrados ao grupo, estão cheios de energia e ansiosos por fazerem sua estreia nos dias 15 e 16/09, quando estaremos apresentando em um único final de semana, o espetáculo O CRUSH DOS MEUS SONHOS, no Teatro Paulo Autran do SESC de Taguatinga Norte.

O Crush dos Meus Sonhos
Os atores Lucas Guimarães e Filipe Lima

 

O espetáculo “O Crush dos Meus Sonhos” é uma referência do trabalho da Companhia. Além de ser a primeira peça do grupo, já foi premiada em festivais de humor. Fale um pouco sobre a temática da peça.

A ideia de criar a peça “O Crush dos Meus Sonhos” veio do uso cada vez mais frequente dos aplicativos de paquera para celular, usados por pessoas das mais variadas idades hoje em dia. Com a fama desses aplicativos, resolvemos representar muitas situações por quais seus usuários passam, sempre com muito humor. Sejam elas mais realistas ou mais imaginárias, como na época de Adão e Eva ou na história de Romeu e Julieta. Como teria sido se Eva tivesse um celular com aplicativo de paquera? A resposta está no espetáculo!

 

Brasília é uma cidade que aprecia o humor e é celeiro de grandes artistas, a exemplo dos “Melhores do Mundo”, “Cia de comédia Setebelos”, grupo “De 4 é Melhor” e a Cia de comédia “G7, entre tantos outros talentos. Quais os diferenciais da Cia “4 homens e meio” para se destacar na capital federal? 

Nós tivemos bastante influência dessas Companhias na criação do grupo e em nossos trabalhos, em especial os artistas da Cia. de Comédia G7, os quais são considerados “padrinhos” para nós. A Cia. de Comédia 4 Homens & Meio representa uma nova opção de humor e de comédia nos teatros de Brasília, fortalecendo o gênero nos palcos da cidade. Tentamos sempre colocar algum assunto ou referência relacionados à atualidade, à cidade e especialmente à tecnologia (celular, redes sociais, entre outros), visando sempre chamar e agradar públicos variados, desde jovens estudantes até idosos.