Brasil concorre a prêmio internacional de Arquitetura com projeto de internato

obra-de-moradia-estudantil-da-fazenda-canuana-028
Aldeia Infantil da Fazenda Canuanã

O projeto brasileiro “Aldeia Infantil”, de moradia estudantil, foi selecionado como finalista pelo júri do Prêmio Internacional Riba 2018, na categoria Arquitetura Educacional ArchDaily Building. O prêmio é concedido aos melhores projetos mundiais que representam a excelência em arquitetura e que proporciona impacto social significativo. O vencedor do prêmio será divulgado em novembro deste ano.

projeto-escola-rural-tocantins-ganha-premio-internacional-arquitetura-3-conexao-planeta.png
Aldeia Infantil da Fazenda Canuanã

O projeto Aldeia Infantil, na fazenda Canuanã, em Tocantins, foi desenvolvido pelos arquitetos de Curitiba Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, do grupo Aleph Zero, em parceria com o estúdio de design de Marcelo Rosenbaum.

fazenda canuanã
Aldeia Infantil da Fazenda Canuanã

A proposta brasileira é uma escola com moradia infantil na área rural de Formoso do Araguaia, a 300 quilômetros de Palmas, em Tocantins, com um internato rural para 540 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, filhos de trabalhadores da região. O projeto reserva espaço para acomodar também os funcionários e professores, além de salas de aula, um refeitório e um pequeno hospital. Jardins, salas de diversão e passeios também foram incluídos na arquitetura para deixar o ambiente fresco e aconchegante.

obra-de-moradia-estudantil-da-fazenda-canuana-038
Aldeia Infantil da Fazenda Canuanã

A “aldeia das crianças” foi vencedora em 2017 do 4 Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel e do American Architecture Prize, na categoria Habitação Social.

A Aldeia das Crianças é uma escola mantida há 45 anos pela Fundação Bradesco na Fazenda Canuanã. E foi a Fundação que contratou os arquitetos de Curitiba para fazer o internato rural para os filhos dos agricultores da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este projeto brasileiro que concorre ao Prêmio Internacional Riba, no Reino Unido, representa um pensamento inovador e visionário. Vai dar uma contribuição positiva para as crianças da escola de Canuanã e suas famílias. Só quem mora naquele lugar, longínquo de tudo, sabe o que representa poder usufruir de um internato com acomodações dignas e seguras.

Parabéns à Fundação Bradesco pelas ações de cidadania. Empresas com braço social deveriam seguir o exemplo. Por este Brasil afora tem muitas comunidades precisando de apoio. Fotos de Leonardo Finotti.

Este slideshow necessita de JavaScript.