Leite Materno protege fígado dos bebês

Aleitamento Materno

Esta foi a conclusão de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo com camundongos confirmou que a alimentação exclusiva com leite materno no começo da vida faz muita diferença no desenvolvimento do organismo do bebê.

Que o leite materno é o alimento mais importante para o recém nascido todas nós mães já sabíamos. Agora, a ciência revela mais um benefício do alimento. Cientistas da UFMG descobriram que o desenvolvimento do fígado está diretamente ligado ao consumo de leite materno nos primeiros meses de vida. Daí à importância de amamentar o bebê pelo menos nos seis primeiros meses de vida.

Dr. Gustavo Menezes, coordenador do estudo, diz que a pesquisa mostrou que a falta do leite materno traz consequências drásticas para o fígado do bebê. “O fígado é como se fosse o berço de todas as células de defesa que vão funcionar a vida inteira. Nesse momento inicial da vida, quando o fígado está ainda amadurecendo, o leite materno é um alimento que já vem pronto da mãe para o filho. É como se mãe poupasse o fígado de precisar exercer funções de digestão porque ela já fez esse papel para ele através do leite materno. O que nós percebemos com a pesquisa é que se nós adiantarmos esse desmame drásticas mudanças acontecem no fígado”, explica Gustavo Menezes.

Aleitamento Materno

A pesquisa revelou que o leite materno evita a incidência de mudanças genéticas. “Isso explica por que alguns adultos desenvolvem alergia alimentar, câncer, fibrose hepática, doenças hepáticas gordurosas, por exemplo, e outros não”, diz o pesquisador.

Os cientistas mineiros desenvolveram também um teste feito com uma amostra de sangue do bebê para detectar células de defesa que só estão presentes no corpo durante os primeiros meses de vida. O exame de sangue tem por objetivo indicar se a criança já está preparada para ingerir outros tipos de alimento.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, só 41% das crianças são amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, como recomenda a Organização Mundial de Saúde.

Aleitamento Materno
Sheron Menezes, Benjamin e Saulo Bernard

No Dia Mundial do Aleitamento Materno de 2018, dia 1º de agosto, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional com a participação da atriz Sheron Menezes amamentando o filho Benjamin, de 9 meses, ao lado do marido Saulo Bernard. Na ocasião ela disse que pretende amamentar o filho até os 2 anos para garantir a sua imunidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem tiver leite sobrando deve doar para que outras crianças também tenham estes benefícios. Leite materno é mais que alimento. É vida!