Empresas investem no marketing olfativo para conquistar clientes

Marketing Olfativo

Estudos mostram que os seres humanos lembram mais o que cheiram do que o que ouvem. Com base nisso as empresas resolveram conquistar os clientes pelo olfato, o sentido mais presencial do ser humano.

park_shopping_brasilia
Park Shopping Brasília

Pesquisa feita por Eric Spangenberg,da Universidade da Califórnia, revela que o chamado “marketing olfativo”, aumentou consideravelmente na última década. Segundo o pesquisador o aumento foi de 20% em lojas que conquistam o cliente pelo “nariz”.

Marketing Olfativo

Spangenberg diz que uma loja aromatizada estimula o bem-estar do consumidor e alavanca as vendas. Para tanto os lojistas apostam em aromas como a do café, pão quente, cheiro de chocolate, de frutas e até fragrâncias como plástico com cheiro de couro. Estes aromas combinam estímulos visuais com os olfativos.

O marketing olfativo não se restringe a bens tangíveis. Companhias Aéreas e Hotéis, também aderiram a este recurso para atrair mais consumidores. Segundo Spangenberg algumas empresas desenvolveram aromas especiais para atrair os consumidores. Fabricantes de produtos de couro sintético usam fragrâncias de couro de verdade em itens como roupas e móveis. Mesmo que o material sintético esteja no rótulo do produto, o cheiro de couro real pode influenciar o consumidor a comprar.

As redes de cinema investem no cheiro da pipoca para vender seus alimentos e bebidas. Tudo porque a fatia considerável das receitas está na venda destes produtos. Como a maioria ama café, o seu aroma está em vários locais e é irresistível.

Marketing Olfativo

O especialista afirma que o olfato tem grande influência em relação a decisão de compra dos clientes, essa pequena atitude pode fazer com que a simpatia pelo produto, serviço ou marca aumente e, consequentemente, o interesse também.

Marketing Olfativo

O cheiro do pão fresco é um exemplo clássico do marketing olfativo assim como o perfume vinculado à identidade da marca no mercado de luxo. Isso ajuda a criar lealdade e impulsionar as vendas.Segundo especialistas o nariz é tão importante quanto os olhos no momento de escolher um produto, de lembrar de alguma coisa e de tomar uma decisão.