General Mourão assume interinamente a Presidência da República

Presidente  Jair Bolsonaro, embarca para Suiça - bernadetealves.com

O presidente Jair Bolsonaro embarcou ontem à noite para a Suíça para participar em Davos do Fórum Econômico Mundial. Na Base Aérea ele transmitiu o cargo ao vice General Hamilton Mourão.

Bolsonaro  estava acompanhado dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, também embarcou para Davos.

Presidente  Jair Bolsonaro, embarca para Suiça - bernadetealves.com
Presidente da República, Jair Bolsonaro, com o filho Eduardo Bolsonaro

O tradicional fórum, realizado nos Alpes Suíços, reúne todos os anos lideranças mundiais, políticos, banqueiros e investidores. O objetivo é discutir temas econômicos e desenvolvimento. O presidente apresentará uma série de temas que vão desde a abertura da economia, ao combate à corrupção, à preservação da democracia no Brasil e na América Latina.

Jair Bolsonaro retorna ao Brasil na madrugada de sexta-feira, dia 25, até lá Hamilton Mourão será o presidente em exercício. Antonio Hamilton Martins Mourão é general da reserva. Tem 65 anos e nasceu em Porto Alegre (RS). Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em fevereiro de 1972, quando tinha 18 anos. Permaneceu na ativa durante 46 anos, até fevereiro de 2018.

“Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao Presidente @jairbolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição”, escreveu Mourão em mensagem postada antes das 7h30  nas redes sociais.

Presidente  Jair Bolsonaro, embarca para Suiça - bernadetealves.com

Na manhã desta segunda-feira, no exercício da Presidência, o general Hamilton Mourão se reuniu com Miguel Angelo da Gama Bentes para discutir projetos de mineração estratégica. À tarde, o presidente em exercício tem encontros com os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Tailândia, Susarak Suparat.

Em seguida, Mourão se reúne com o coronel Hélcio Bruno de Almeida, especialista em defesa e segurança com atenção no combate ao terrorismo. Depois, ele se encontra com outros dois generais.

O vice-presidente disse ontem aos jornalistas que não tem “nenhum plano específico” para o período em que ocupará a Presidência na interinidade. “Deverei ir ao Rio de Janeiro na terça-feira (22), para participar da passagem de Comando do Segundo Regimento de Cavalaria de Guarda. Nos outros dias vou trabalhar no meu gabinete na Vice-presidência, no anexo II do Palácio do Planalto”, afirmou Mourão.