Governo do Distrito Federal promove concertos musicais em hospitais públicos

Concertos da  Saúde 2019 - bernadetealves.com

Ouvir música pode ter efeitos na resistência física, no estresse, na saúde, na felicidade e até mesmo na vida profissional. Estes são alguns dos benefícios provados pela ciência.

Estudo realizado na Drexel University da Piladelphia mostrou que adotar um tratamento musical com músicas pré-gravadas é efetivo na redução de sensação de dor pelo corpo. Pacientes em tratamento intensivo, especialmente idosos, foram extremamente favorecidos.

Pesquisadores asseguram que ouvir música faz com que nosso organismo libere dopamina, um neurotransmissor que é capaz de trazer a sensação de bem-estar e satisfação para nossa mente. A música melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e alivIa  os sintomas de depressão. Isso foi demonstrado em uma pesquisa realizada na McGill University.

Concertos da  Saúde 2019 - bernadetealves.com

A música é, portanto, uma aliada da saúde. Sabendo disso o Governo do Distrito Federal institui o projeto “Concertos da Saúde 2019”, uma ação de fortalecimento da saúde pública e de humanização do atendimento aos pacientes. A ação começou no dia 23 no Hospital da Criança.

A ideia é deixar que a leveza e a alegria da música clássica se espalhem pelos ambientes de recuperação de pacientes, contribuindo para amenizar a tensão, o estresse e a angústia que normalmente caracterizam esses locais. Além de uma importante ação cultural de incentivo à formação de novos públicos, a atividade traz benefícios terapêuticos, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas em tratamento.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Saúde do DF e até o dia 31 deste mês a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro fará uma série de apresentações em hospitais públicos de Brasília.

Além das apresentações da Orquestra Sinfônica completa, os músicos também vão se deslocar em pequenos grupos pelas dependências das unidades como ambulatórios e áreas de internação. O projeto é inédito no país e conta com a participação de quatro grupos de câmara. Serão formados quartetos de cordas (violinos, violoncelo e viola), metais (trombone, trompete, trompas) e sopros (clarinete, fagote, flauta e oboé); trios de jazz (contrabaixo, trompete e percussão); e duos de violinos e violoncelos.

Além do Hospital da Criança, o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Sarah Kubitscheck, também usufruíram do projeto “Concertos da Saúde 2019”. Parabéns ao governo Ibaneis Rocha pela bela iniciativa e aos integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claúdio Santoro por levar esperança aos pacientes e suas famílias.