Jovem espanhol cria prótese de lego para seu braço

David Aguilar, estudante de Bio Engenharia na Universitat Internacional de Catalunya, na Espanha, é um grande exemplo de superação. Ele é portador da Síndrome de Poland, nasceu sem peitoral e sem o antebraço direito e mesmo assim tornou-se autossuficiente.
A limitação não lhe impediu de correr atrás de seus sonhos e desde os 9 anos David utilizava as peças coloridas do Lego, que muitas crianças usam para brincar, para construir algo que amenizasse sua limitação. A determinação, persistência e sua capacidade de criação surpreendia a todos.

O Lego que faz parte da vida de milhares de crianças foi mais que um brinquedo para o espanhol. Em 2017, o jovem que vive em Andorra, um pequeno país encravado entre a França e a Espanha, usou peças de seu brinquedo de infância para construir primeiro membro artificial, um braço robótico vermelho e amarelo, para usar.

“Fiz um braço com as peças usadas para fazer um helicóptero”, declarou o jovem ao jornal La Vanguardia “A prótese se encaixa perfeitamente com a parte inferior do meu braço. Quando mexo o braço, a mão se abre e se fecha, permitindo-me segurar objetos leves”.
O protótipo, que possuía um cotovelo dobrável e um agarrador que podia ser flexionado, foi batizado de MK I em referência ao primeiro traje do personagem de histórias em quadrinhos Homem de Ferro.
“Quando criança eu ficava muito nervoso por estar na frente de outras pessoas porque eu era diferente, mas isso não me impediu de acreditar em meus sonhos”, disse à Reuters.
Durante este tempo Davi Aguilar, hoje com 19 anos, fez três atualizações e neste ano apresentou o MK IV, a última versão do projeto. Suas invenções estão expostas no seu quarto na residência universitária. Quando terminar o curso, David Aguilar, garante que vai criar soluções financeiramente acessíveis para quem mais precisa.
O jovem é um grande exemplo de superação e de solidariedade. Parabéns. Que sua brilhante ideia tenha muito êxito.