Hippocamp : a mais nova lua de Netuno
Cientistas do Instituto SETI, liderados por Mark Showalter, anunciaram na quarta-feira, dia 20, a descoberta da lua Hippocamp. O Hubble, telescópio espacial da Nasa, avistou o satélite flutuando ao redor do planeta Netuno.
A pequena lua tem 34 quilômetros de diâmetro e está a apenas 12 mil quilômetros da órbita de Proteus. O satélite recebeu o nome de Hippocamp, em homenagem a um cavalo marinho, muito conhecido nas mitologias romana e grega.
Segundo o time de astrônomos americanos, a pequena lua seja um fragmento de Proteus, o segundo maior satélite a orbitar Neturno. Segundo Mark, há bilhões de anos um cometa colidiu com Proteus e resultou em Hippocamp. “Com o telescópio Hubble, agora sabemos que um pedaço de Proteus foi deixado para trás e que vemos hoje como Hippocamp”.
Netuno tem sete luas internas, que orbitam o planeta uma vez por dia. Quando a sonda Voyager 2 passou pelo planeta em 1989, descobriu-se seis satélites na órbita interna de Netuno, mas não detectou Hippocamp por causa de sua fraca luminosidade e devido ao ângulo da câmera. As outras sete luas de Netuno estão localizadas a uma distância maior e têm trajetórias mais irregulares.