Brasil perde Beth Carvalho, a Madrinha do Samba
Faleceu hoje a grande interprete do samba carioca, Beth Carvalho, aos 72 anos. A sambista estava internada desde o dia 8 de janeiro no Hospital Pró-Cardíaco. Em nota, o empresário da cantora, Afonso Carvalho, afirma que ela morreu às 17h33, “cercada do amor de seus familiares e amigos”. “Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento”, diz o texto.
Ao longo de cinco décadas a melodiosa voz e a beleza das suas canções encantaram pessoas de todas as idades. Seus sambas embalaram várias gerações. Beth Carvalho cantava o Brasil de forma profunda. Além de grande sambista era uma grande mulher e uma grande cidadã.
Beth Carvalho era uma lutadora incansável das grandes causas sociais e políticas do nosso país. Era a porta voz da cultura brasileira. Uma artista gigante, interprete maravilhosa que dedicou sua voz à serviço de um mundo mais justo e solidário.
A sambista nasceu Elizabeth Santos Leal de Carvalho, no Rio, em 5 de maio de 1946. Herdou da família a paixão pela música – sua avó tocava bandolim e violão. Desde criança, ouvia Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, grandes amigos de seu pai, que os recebia em sua casa.
“Antes do samba chegar na minha vida, veio a bossa nova. João Gilberto foi minha grande inspiração. Ganhei um violão da minha mãe e foi por ai que começou minha convivência com o samba. Depois veio Nelson Sargento, conheci e fui assistir Clementina de Jesus, Paulinho da Viola. Depois, foi só festa”, dizia Beth Carvalho.
Beth partiu sem realizar seu grande sonho: criar o Instituto do Samba. “Sonho em criar o Instituto do Samba. Ensinar samba de verdade, educar, tirar crianças da rua, entende?, declarou durante a celebração das suas Bodas de Ouro com o Samba.
O talento de Beth Carvalho nos presenteou com a revelação de inúmeros artistas que estão na estrada do sucesso como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal. Sua trajetória foi vitoriosa com vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra.
As Rosas Não Falam por isso O Show Tem Que Continuar. Sua voz, sua música e sua luta, ficam conosco.