Prêmio “Olhar Brasília de Fotografia” exibe vencedores no Museu da República

A fotografia é um meio perfeito para eternizar momentos. Transmite a mensagem de forma rápida, precisa e objetiva. Desde que a fotografia passou a ser utilizada de maneira informativa, o modo de fazer jornalismo mudou muito. Retratar a emoção é uma paixão até mesmo para nós que somos amadores. Imagine então olhar Brasília com as lentes do coração?

Foi a paixão pela cidade e por sua gente que levou as consagradas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum a criarem o site Olhar Brasília em junho de 2017. O espaço conquistou os brasilienses e se transformou em um movimento em defesa da cidade: “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”.
Para retribuir o apoio da população e homenagear os 59 anos da cidade, as jornalistas lançaram o “Prêmio Olhar Brasília de Fotografia”. Reunir um mosaico de imagens que refletissem a capital multifacetada, bela, humana, arrojada, surpreendente, poética e, ao mesmo tempo, simples, cultural e bucólica como cidade-parque, era o desejo das idealizadoras.

Para tanto as jornalistas convocaram os apaixonados pela cidade para demonstrarem, em imagens, o seu amor pela capital do país.


Cerca de 500 pessoas, de várias regiões do Distrito Federal, registraram momentos interessantes com máquinas fotográficas e telefone celular. As imagens ficaram tão bonitas que deu trabalho para o curador Alan Marques e os jurados.

Segundo a jornalista Samanta Sallum, o céu de Brasília foi o grande inspirador das lentes dos brasilienses. “Pelo prêmio, a gente viu como o brasiliense é apaixonado pelo céu de Brasília. É graças à concepção arquitetônica e urbanística da cidade que a gente tem essa dimensão do céu, além de estarmos no Planalto Central. É interessante ver isso refletido nas fotos que recebemos”.
Além das fotos premiadas nas categorias profissional e amador, 40 imagens foram selecionadas para fazer parte de uma exposição, em junho, no Venâncio Shopping. Depois, segundo as organizadores do prêmio, a mostra vai percorrer as unidades do Sesc no Distrito Federal.

Os vencedores do prêmio “Olhar Brasília de Fotografia” da Categoria Profissional foram avaliados por:
Luiz Fara Monteiro (Repórter e apresentador da TV Record); Daniel Mangabeira (arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF); Luciano Leiro (vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal); Eraldo Júnior (publicitário); Adriana Nunes (Fundadora e atriz da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e Multishow); Charles Cosac (diretor do Museu Nacional da República); Ivaldo Cavalcante (idealizador e proprietário da galeria de arte Olho de Águia, em Taguatinga); Joelson Maia (editor de imagens da TV Globo e fotógrafo); Lourenço Cardoso (professor de fotografia do UniCeub); José Roberto Bassul (arquiteto e fotógrafo); Valeria Cabral (Fundação Athos Bulcão) e Francisco Maia (presidente da Fecomércio-DF).


Categoria Profissional: Francisco Saldanha (1º lugar), Gustavo Moreno (2º), André Luis Abrahão (3º), e Vinícius Santa Rosa (menção honrosa).




Os vencedores da Categoria Amador Diovane Zica Ferreira (1º lugar), Thiago Barreto Braga (2º), Dilton Alves Café Filho (3º), foram escolhidos por:
Eliane Cantanhêde (jornalista da GloboNews e O Estadão); Marcia Witczak (jornalista da TV Globo); Délio Lins e Silva (presidente da OAB-DF); Rodrigo Freire (presidente da Abrasel-DF); Ana Lúcia Rodrigues (gerente de Marketing do Venâncio Shopping); Dhi Ribeiro (cantora e participante do The Voice Brasil); Max Maciel (Movimento Popular da Ceilândia, Coordenador do Projeto RUAS– Rede Urbana de Ações Sócio-Culturais); Chiquinho Filho (proprietário do Bar Beirute); Tiago Correia (promoter); Paulinho Madrugada (promotor de eventos); Osório Adriano (presidente da Brasal) e Valdir Oliveira (superintendência SEBRAE).









A premiação do “Olhar Brasília de Fotografia” aconteceu no Museu da República com a presença dos selecionados e de convidados das jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum, duas apaixonadas pela cidade.



Quarenta imagens de fotógrafos profissionais e amadores do Distrito Federal foram projetadas na Cúpula do Museu da República para celebrar a noite de entrega do prêmio.


Parabéns às jornalistas Samanta Sallum e Márcia Zarur pelas ações de cidadania e incentivo aos talentos da cidade.







