Seleção está pronta para a Copa do Mundo na França

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - Copa do Mundo França 2019 - Bernadete Alves
Seleção Brasileira de Futebol Feminino – Copa do Mundo França 2019

A 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA será realizada na França entre os dias 7 de junho a 7 de julho. Nove estádios vão receber as melhores jogadoras do mundo durante o mês da Copa. O primeiro jogo acontecerá no Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain, enquanto a final será no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon. Apenas duas arenas comportam mais de 40 mil torcedores. França e Coreia do Sul dão o pontapé inicial nesta sexta, às 16h.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - Copa do Mundo França 2019 - Bernadete Alves
Seleção Brasileira de Futebol Feminino chega a França

Neste ano, 24 equipes disputam o título. Desde 1991, a copa feminina ocorre de quatro em quatro anos. Os Estados Unidos são tricampeões (1991, 1999 e 2015); a Alemanha (2003, 2007), bicampeã; Noruega (1995) e Japão (2011) têm um título cada. O Brasil participa pela primeira vez em uma competição oficial.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - Copa do Mundo França 2019 - Bernadete Alves
Ettie, mascote da Copa do Mundo da França 2019

As seleções de 2019 na disputa do título deste evento grandioso do futebol são: Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Escócia, Espanha e Suécia, representantes da UEFA – União das Associações Europeias de Futebol; Canadá, Jamaica e Estados Unidos, representam  a CONCACAF – Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe; Argentina, Brasil e Chile, são as seleções representantes da CONMEBOL- Confederação Sul-Americana de Futebol; Camarões, Nigéria e África do Sul, representam a CAF – Confederação Africana de Futebol; China, Japão, Coréia do Sul, Tailândia e Austrália representam a  AFC – Confederação Asiática de Futebol ; Nova Zelândia representa a  OFC – Confederação de Futebol da Oceania.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - Copa do Mundo França 2019 - Bernadete Alves

As 24 seleções foram divididas em 6 grupos. O Brasil está no Grupo C junto com Austrália Itália e Jamaica. As quatro equipes de cada grupo jogam entre si dentro do próprio grupo, classificam-se as duas primeiras de cada grupo, e as quatro melhores terceiro-colocadas. Na fase seguinte, as 16 seleções iniciam então o mata-mata com oitavas de final, quartas de final, semifinais, disputa do terceiro lugar e final.

As brasileiras entram em campo no dia 09 de junho, contra a Jamaica, em Grenoble.  A novidade é que elas ganharam um uniforme especial. Na parte interna da gola está escrito: “Mulheres Guerreiras do Brasil”. Para Andressa Alves,que joga no Barcelona, o uniforme é símbolo de conquista. “Nós somos mulheres guerreiras, superamos barreiras no esporte, e não há dúvida de que tudo valeu a pena. É um grande orgulho vestir esta camisa. Eu sempre tive Marta, Cristiane e Formiga como heroínas, guerreiras que fizeram tanto pelo esporte, e agora é a minha vez de jogar ao lado delas”, declara Andressa.

Sucesso da Copa do Mundo da França 2019 é a mascote Ettie. Conhecida de alguns brasileiros por ser a “namorada” do Canarinho pistola.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - Copa do Mundo França 2019 - Bernadete Alves
Marta, da Seleção Brasileira de Futebol Feminino chega a França

Pela primeira vez na história, todos os jogos serão transmitidos. Na televisão aberta, Rede Globo e Bandeirantes vão exibir as partidas, enquanto o SporTV e a Band Sports transmitem na TV fechada.