Rainha Elizabeth II não usará mais peles de animais em seus looks

O Palácio de Buckingham, em Londres, anunciou nesta quarta-feira (6), que as novas roupas confeccionadas para a Rainha Elizabeth II não vão mais usar peles verdadeiras de animais. Uma decisão importante de respeito à natureza e uma mensagem de que peles verdadeiras de animais não estão mais na moda.
O uso de peles de animais na indústria da moda é um assunto discutido há bastante tempo. Ainda hoje, milhões de animais são sacrificados para obtenção de peles. Como as raposas, chinchilas, visons, coelhos e couro de cobras e crocodilos, assim como plumas de pavão e outros pássaros – que não ficam de fora, principalmente durante o carnaval.

Diferentemente da lã, que pode ser retirada sem agressão ao animal, as peles trazem muita dor e sofrimento aos bichos, que vão desde os maus tratos na sua caça/criação, até a retirada que é feita, em grande parte, enquanto os animais ainda estão vivos.
O uso de pele de animais é cruel e desnecessário assim como a produção de tecidos sintéticos (vindos do petróleo – como o poliéster, por exemplo) agride o meio ambiente no seu processo de desenvolvimento. Para a proteção dos animais e da natureza o ideal é incentivar a produção de tecidos provenientes das plantas.
A Sociedade Amigos dos Animais (Soama), de Caxias do Sul (RS), lançou neste ano uma campanha contra o uso de peles. Intitulada “Quem usa pele veste a morte”, a iniciativa enfatiza que não faz sentido usar a pele de um animal para cobrir o corpo quando há alternativas que não envolvem exploração, violência e morte de animais. A diretora de marketing da Soama, Natasha Oselame Valenti, diz que a proposta é reforçar que nenhum suposto glamour justifica a crueldade animal.

A decisão da Rainha Elizabeth II em não usar mais peles naturais agradou ativistas dos direitos dos animais, que já criticaram a monarca pelas peças de peles de sua coleção de roupas de grife. Claire Bass, diretora da Humane Society International, disse à Associated Press que a organização está “emocionada por Sua Majestade ter oficialmente se livrado das peles de animais.