Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília e atrapalha chegada ao trabalho

Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília - Bernadete Alves
Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília e causa alagamentos na 511 Norte

Brasilienses foram surpreendidos na manhã de hoje com chuva forte, raios, alagamentos, ventos de até 60km/h, quedas de árvores, acidentes de trânsito e carros boiando. A chuva alagou vias importantes no Plano Piloto, inundando o acesso às quadras residenciais e comerciais, principalmente no fim da Asa Norte, impedindo a circulação dos veículos.

Segundo o Inmet isso ocorreu porque a nebulosidade se potencializou. A meteorologista Naiane Araújo explica que o tempo está bem instável. “É uma área de instabilidade que se intensificou e veio do Norte atingindo o Distrito Federal”.

Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília - Bernadete Alves
Temporal com raios e ventos fortes  neste 07 de Novembro alaga tesourinhas

Essas condições de tempo afetaram o trânsito em várias partes do Plano Piloto e regiões do DF. O trânsito praticamente parou e as pessoas tiveram que se proteger sob as marquises dos pontos de ônibus. Na 511 Norte, por exemplo, fotos mostram a água encobrindo metade dos carros.

O coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente coronel Sinfrônio Lopes, recomenda cuidado com enxurradas em locais de alagamentos. “Para quem está de carro, é bom evitar passar em cruzamentos onde a água esteja acima do meio-fio”.

Árvores cairam em frente a Aliança Francesa de Brasília, na 708/908 Sul e no  Hospital de Base  atingindo dois carros. Durante o temporal, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek passou a operar por instrumentos.

Por meio de nota a Universidade de Brasília, informa que algumas salas ficaram alagadas durante a manhã. A instituição informa  que com o temporal houve um pico de energia, que deixou o campus Darcy Ribeiro sem luz por mais de 10 minutos e dezenas de árvores caíram com a força do vento. “A água que chegou ao ICC, foi seca e não houve prejuízo às aulas”, afirmou. O texto diz ainda que os eventuais cancelamentos partiram de decisões individuais de docentes, “provavelmente na hora em que a chuva estava mais forte”.

Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília - Bernadete Alves

A quinta-feira amanheceu nublada mas ninguém esperava que por volta das 8h30 virasse tempestade. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de chuva e trovoadas no fim da tarde, porém os fortes ventos e as precipitações pegaram muitos de surpresa no período da manhã.

Por meio de nota oficial, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que devido os ventos fortes e descargas atmosféricas que chegaram à capital federal pela região leste nesta manhã, a atuação do sistema de proteção elétrica ocasionou a abertura de várias linhas de 138 quilovolt (kV). ”Com isso, por volta das 7h50 diversas subestações da companhia deixaram de funcionar temporariamente”, diz o texto.

Entre as áreas mais atingidas, estão Planaltina, Esplanada dos Ministérios, centro de Brasília, Sobradinho, Paranoá, Setor de Embaixadas Sul e Paranoá. O número representa 17,3% de clientes da Companhia Energética de Brasília.

Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília - Bernadete Alves
Temporal com raios e ventos fortes atinge Brasília nesta quinta-feira, 07 de Novembro

A Defesa Civil  recomenda que, em caso de rajadas de ventos, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Acrescenta que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Elas devem evitar também o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, bem como evitar usar elevadores em momentos de instabilidade do fornecimento de energia.