Luto no Futebol: Morre Valdir Espinosa aos 72 anos

bernadetealves.com
Valdir Espinosa, ex-jogador e ex-técnico do Grêmio

Faleceu nesta quinta-feira, 27, o técnico Valdir Espinosa, aos 72 anos de idade. Submetido a uma cirurgia na região do abdômen no dia 17, ele foi internado novamente no dia 20 no Rio de Janeiro  e veio a óbito na manhã de hoje. É com pesar que faço este registro.

bernadetealves.com
Grêmio campeão da Libertadores em 1983 com Valdir Espinosa como técnico e Renato Gaúcho como jogador

O gaúcho de Porto Alegre começou sua carreira no futebol como jogador do Grêmio por oito anos. Passou pelo CSA, Esportivo e Caxias. Parou  de jogar em 1978 e em 1979 passou a treinar o Esportivo. Seu trabalho foi tão bom que foi contratado pelo Grêmio, time que o revelou como jogador.

bernadetealves.com
Grêmio Campeão Mundial em 1983 com o técnico Valdir Espinosa e Renato Portaluppi como jogador

Construiu uma carreira sólida com auge em 1983, quando comandou o Grêmio campeão da Libertadores e do Mundial. Na época, o time contava com jogadores como Renato Gaúcho, De León, Paulo César Caju e Mário Sérgio.

Espinosa também esteve presente em outra conquista do Tricolor Gaúcho: era o coordenador técnico na época que o Grêmio conquistou  a Copa do Brasil em 2016, com o técnico Renato Portaluppi.

bernadetealves.com
Valdir Espinosa como coordenador técnico do Grêmio e Renato Gaúcho como técnico na conquistou da Copa do Brasil em 2016

Depois do Grêmio passou por vários clubes brasileiros e teve experiências internacionais. Ele trabalhou no Cerro Porteño, do Paraguai, no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e no Tokyo Verdy, do Japão. Também teve uma rápida passagem pelo Las Vegas City.

Valdir Espinosa foi Campeão Carioca, Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Libertadores, Campeão do Mundo, Campeão Saudita e Bicampeão Paraguaio. Um trabalho aplaudido no Brasil e também no exterior.

Renato Gaúcho disse que o dia amanheceu triste. “Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais esta perda, mas temos que seguir em frente. Tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus meu grande amigo”, disse emocionado o técnico do Grêmio.

bernadetealves.com
Técnico Valdir Espinosa

Atualmente Espinosa ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo, clube com o qual tinha grande identificação pela conquista do Campeonato Carioca de 1989.

O velório do craque e do gestor de futebol, Valdir Espinosa, acontece das 15 às 22 horas no Salão Nobre do Botafogo. Ele parte ainda produtivo mas deixa seu nome na história do futebol. Descanse em paz ídolo de gerações!