GDF prepara Brasília para o aniversário de 60 anos
Brasília completa 60 anos no próximo dia 21 e por conta da pandemia do coronavírus o governo Ibaneis Rocha suspendeu todas as comemorações. Mesmo assim decidiu investir na limpeza, organização e manutenção das vias da capital.

Desde o dia 9 equipes de diversos órgãos estão trabalhando para deixar a cidade mais bonita e agradável. O Lago Sul foi a primeira região administrativa a receber a limpeza de ruas, podas de árvores, tapa buracos, lavagem das paradas de ônibus, pinturas de meios fios, dentre outros serviços necessários. A DF-025, também chamada de Estrada Parque Dom Bosco, também está sendo revitalizada.

Nesta terça-feira (14), as equipes iniciam o mutirão na Asa Sul com 220 funcionários e 80 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), duas máquinas de pintura do Serviço de Limpeza (SLU) e o apoio da Administração Regional do Plano Piloto.

Segundo o SLU, 95 garis foram convocados para reforçar o trabalho de 193 de varrição e 60 de catação que já atuam rotineiramente no Plano Piloto, além dos equipamentos como quatro caçambas mecanizadas, duas manuais e uma pá, que também atendem as demandas da região diariamente.

A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados antes do aniversário de Brasília, dia 21. O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que o mutirão de serviços tem o objetivo de cuidar a cidade e acolher os moradores. “Mesmo que não tenha comemoração, é uma data muito importante para a cidade. Independente desses trabalhos, continuamos realizando esse tipo de ação nas outras regiões administrativas”.
José Humberto disse que, com o apoio do Polo Central do GDF Presente, as ações também englobam tapa buraco, limpeza nas paradas de ônibus e nas bocas de lobo, a recuperação de calçadas e meio-fios, assim como o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Se as equipes encontram um local abandonado, cheio de entulhos e com focos do mosquito da dengue, imediatamente fazemos a faxina do lugar. Além disso, estamos aproveitando esse momento de isolamento social para realizar obras em pontos críticos, que a gente não conseguia fazer quando o movimento era maior”, diz o secretário de Governo.

Brasília é uma cidade muito bonita e acolhedora. Vê-la cuidada é sempre muito bom. Obrigada a todos pela dedicação e cuidado.

