Brasília ganha laboratório da tecnologia 5G com inúmeros benefícios

A capital do país ganhou, nesta sexta-feira (24), o primeiro laboratório de teste permanente da tecnologia 5G do Brasil. Além de uma internet mais rápida, áreas como as da economia, saúde e segurança pública serão beneficiadas diretamente com a mudança na forma de navegação pela rede que, após implantada, deve movimentar, nos próximos 15 anos no Brasil, cifra em torno de R$ 1 trilhão.
O objetivo do espaço é criar uma experiência demonstrativa dos diversos usos da rede 5G, apresentando a tecnologia e a grande mudança que a quinta geração da internet representa em termos de inovação e potencial surgimento de novas soluções e empresas de base tecnológica.

A inauguração contou com a presença do vice-governador Paco Britto; do secretário de Telecomunicações do Ministério das Telecomunicações, Vitor Elísio Menezes; do presidente da Terracap, Izidio Santos; do presidente da Biotic, Gustavo Dias; e do secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Gilvan Máximo. Respeitando os protocolos de segurança em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, as demais autoridades acompanharam a inauguração pela internet, , no youtube da Biotic.

O vice-governador Paco Britto afirmou que a nova tecnologia promoverá uma verdadeira “reeducação” nos usuários da internet e que o governo está colocando o Distrito Federal no “caminho da inovação”. “O governador Ibaneis está provando que esse sonho é possível, assim como fez JK quando mostrou que Brasília era possível”. Paco aposta que a quinta geração dará mais identidade a Brasília e, além de fornecer uma navegação mais rápida e confiável, potencializará as novas tecnologias, inovações, inteligência artificial, robótica. “Novas perspectivas para a saúde e diversos setores da economia”.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Telecomunicações, Vitor Elísio Menezes, destacou a importância da tecnologia para colocar o Brasil e para a vida das pessoas. “A 5G é mais que falar sobre um download mais rápido. Estamos falando de ferramentas que vão transformar a indústria, a saúde, a segurança pública e que vai movimentar na casa do trilhão a economia do país”, disse Menezes.
Para o governador Ibaneis Rocha o 5G é o futuro porque terá reflexo imediato na criação de empregos e nas oportunidades para empreendedores. “Brasília sai na frente com esse laboratório. Quando o sistema for implantado no Brasil já estaremos bem preparados para avançar”, a Ibaneis Rocha.
O laboratório 5G é um resultado de uma parceria entre a Biotic, subsidiária da Terracap, com a Huawei e a Telefônica Vivo e será aberto gratuitamente ao público, com agendamento sob demanda, atendendo a visitas técnicas, eventos, etc., respeitando as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. Os interessados devem entrar em contato com a Biotic previamente pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.

O presidente da Terracap, Izidio Santos, lembrou que o mundo vive um momento delicado na economia causada pela pandemia. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que 83% das empresas vão precisar de mais inovação no pós-pandemia.
“Esta acabará sendo a única saída de muitas empresas: a inovação. Aí entra essa experiência no laboratório 5G, que proporciona interação com a chamada Indústria 4.0 e outros conceitos como a Internet das Coisas. Tecnologias que certamente poderão trazer desenvolvimento, inteligência aos negócios e aumento significativo de produtividade”, declarou Izidio Santos.
Com a inauguração do laboratório, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na Granja do Torto, os usuários poderão ter uma experiência real dos diversos usos da rede 5G e de seu potencial. Na oficina o público poderá ter experiências gratuitas com smartphones e com a realidade virtual sob demanda.
Aberto ao público e de forma gratuita, as visitas ao local, porém, devem ser agendadas e respeitar as restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O presidente da Biotic, Gustavo Dias, ressaltou os avanços que a nova tecnologia trará às vidas das pessoas. “O governo está avançando muito neste sentido e está preparando uma verdadeira revolução para os moradores do DF”, afirmou. “Para a navegação comum, por exemplo, a 5G possibilita a conexão simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel. A quinta tecnologia também tem menor latência, ou seja, menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede que a atual 4G”, declarou o presidente da Biotic.