Bíblia Sagrada: a importância da palavra de Deus como refúgio

bernadetealves.com
Bíblia Sagrada: a importância da palavra de Deus como refúgio

O segundo domingo de dezembro é dedicado ao livro Sagrado: a Bíblia. Neste 2020 a data se torna ainda mais especial para nos dar força neste momento tão difícil e renovar a nossa fé para seguirmos a caminhada.

“vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”. (MT 11:28).

Aqui no Brasil a celebração do Dia da Bíblia foi instituída pela Lei 10.335, de 19.12.2001, sempre no segundo domingo de dezembro em todo território nacional. A lei valoriza e evidencia a importância da Palavra de Deus como grande legado à nação.

bernadetealves.com

Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, o dia da bíblia surgiu em 1549, quando um bispo chamado Cranner, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do livro Sagrado.  A data escolhida foi o segundo domingo do advento. (O Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem ao natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.

No Brasil o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e dos Estados Unidos, a partir de 1850, aqui vieram para semear a Palavra de Deus. Durante o período do império, a liberdade religiosa era restrita e impedia as manifestações públicas dos evangélicos. Mas por volta de 1880 , esta liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, foi se popularizando.

Uma das maravilhas da Bíblia é que ela mesma se explica. Uma parte esclarece a outra, um trecho ilumina o seguinte. Através da Bíblia, Deus realmente fala com as pessoas. Mas a compreensão da Sagrada Escritura depende da nossa maturidade espiritual, da nossa entrega para que o Espírito Santo nos oriente.

Curiosidades sobre a Bíblia:

  • A Bíblia possui  1.189 capítulos e 31.102 versículos.
  • Contêm aproximadamente 773.693 palavras e  3.566.480 letras.
  • Salmos é o maior livro da Bíblia com 150 capítulos.
  • O menor livro da Bíblia é II João (possui somente 13 versículos).
bernadetealves.com
Bíblia Sagrada: a importância da palavra de Deus como refúgio

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transforme-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2).

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. (Isaías 40:29).

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos, leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”. (2 Coríntios  4:16-17).

Vamos louvar a Deus pela sua Palavra e aplica-la a nossa vida, pois: “toda a Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Timoteo 3:16-17).