Lei garante tratamento psicológico para transtornos da pandemia

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha sanciona lei que garante tratamento psicológico para transtornos da pandemia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta quarta-feira, dia 28, Lei nº 6.838/21, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que estabelece diretrizes e estratégias para a divulgação, orientação e tratamento psicológico e psiquiátrico das pessoas acometidas por transtornos causados ou agravados durante a pandemia da Covid-19.


“Os males emocionais não vão embora. Sentimentos e sintomas de sofrimento psíquico podem levar a transtornos graves que permanecem em muitas pessoas, por muitos anos”, declara o deputado Eduardo Pedrosa.

bernadetealves.com
Lei distrital garante tratamento psicológico para transtornos da pandemia

Dentre as estratégias estão apoiar no retorno à rotina e na reintegração às atividades dos recuperados da Covid-19 e das famílias dos que faleceram. Segundo a lei, as redes públicas de saúde e ensino deverão orientar pacientes, estudantes e familiares sobre características e sintomas de distúrbios como transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tendências suicidas, decorrentes da quarentena.

bernadetealves.com
Lei distrital garante tratamento psicológico para transtornos da pandemia

A lei do deputado Eduardo Pedrosa, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, é mais uma ferramenta de apoio às vítimas da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal já oferece tratamento pulmonar para pacientes que tiveram a Covid-19.

bernadetealves.com
Lei do deputado distrital Eduardo Pedrosa garante tratamento psicológico para transtornos da pandemia


De acordo com pneumologistas a Covid-19 pode causar várias sequelas, entre elas, disfunções respiratórias, principalmente em pessoas que passaram por hospitalização prolongada, com ou sem uso de ventilação mecânica. GDF disponibiliza tratamento para pacientes com sequelas pós-covid.

O Governo do Distrito Federal oferece a reabilitação pulmonar em quatro Ambulatórios de Saúde Funcional (ASF): Hospital Regional da Asa Norte (Hran); Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF); Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

bernadetealves.com
Paciente pós-covid passa por reabilitação pulmonar oferecida pelo GDF

Para ter acesso à reabilitação pulmonar, o paciente deve procurar uma das unidades que oferecem o serviço com o encaminhamento do pneumologista para agendamento da avaliação.

O tratamento tem por meta: melhorar a função pulmonar com diminuição da dispneia (falta de ar), maior tolerância aos esforços; independência para realizar as atividades diárias; melhorar a qualidade de vida; e retorno à vida produtiva, trabalho e lazer.


Os pacientes que não permanecem com sequelas pulmonares, mas que apresentam fraqueza muscular e têm dificuldade para realizar suas atividades da vida diária, podem ser reabilitados nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou nos ambulatórios.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza tratamento para pacientes com sequelas pós-covid

A Atenção Primária tem papel fundamental no acolhimento, tratamento e encaminhamento dos pacientes com limitação funcional por Covid-19. As equipes de Estratégia Saúde da Família podem solicitar apoio aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), onde o paciente será orientado sobre os principais cuidados, poderá participar de grupos para ganho de força e funcionalidade, bem como poderá ser encaminhado aos ambulatórios.

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília e Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF