Massa de ar polar derruba temperatura em Brasília

Julho começa com temperatura recorde de 4,9°C com sensação térmica de 1ºC. O tempo gelado se deve a uma massa polar intensa que derruba temperaturas e atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da parte oeste do Amazonas. As temperaturas despencaram nos últimos dias, principalmente nas regiões Sul.
O Distrito Federal registrou, nesta quinta-feira (1°), a menor temperatura desde 2002. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação automática do Gama apontou 4,9°C durante a madrugada.

O recorde anterior na unidade do Gama tinha sido de 5,7°C, em 7 de julho de 2019. A meteorologista Andrea Ramos afirma que a previsão é de que o tempo frio permaneça na capital nos próximos dias e que novos recordes podem ser atingidos. Além do Gama, outras estações meteorológicas da capital registraram baixas temperaturas nesta quinta.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o dia mais frio da história na capital foi 18 de julho de 1975, quando o DF registrou 1,6°C. No entanto, a temperatura foi medida em uma estação convencional, ou seja, por meio de um termômetro, com a análise de uma pessoa. Desde 2002, as medições na capital são feitas por estações automáticas.
O inverno no hemisfério sul começou em 21 de junho e vai até 22 de setembro. A tendência é de os dias permaneçam frios e secos. Em função disso o Inmet emitiu um alerta para baixas temperaturas.

Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, diz que o frio rigoroso vai se manter ao longo desta semana e início da próxima, na maior parte do país. “É uma massa de ar polar muito forte e bem continental, bem seca. Ela passou pela Argentina, Paraguai e está passando pelo nosso país”.
Massas polares: originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.

A massa Polar Atlântica (mPa) é a massa de ar mais fria e úmida que atinge todo o país durante o inverno, uma vez que ela surge do polo sul, trazendo ventos frios que alcançam diversas regiões do país, sobretudo, o sul e o sudeste, causando queda na temperatura.
Fotos: Reprodução/TV Globo e Divulgação