Vacina contra gripe está liberada para toda população

bernadetealves.com
Vacina contra o vírus influenza

A partir desta segunda-feira, dia 5 de julho, a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, está liberada para todas as idades. O GDF coloca à disposição da população 100 unidades básicas de saúde.


A decisão ocorre após o Ministério da Saúde, publicar uma circular recomendando a ampliação nacional da vacinação porque a campanha, que começou em abril, está baixa e não atingiu 50% de cobertura nos grupos de risco. Além disso, a pasta federal recomendou que a vacinação seja prorrogada enquanto durarem os estoques de imunizantes.


A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

bernadetealves.com
Vacina contra o vírus influenza está liberada para todas as idades

Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger do novo coronavírus Sars-CoV-2. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença. Por isso a importância de se vacinar.


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 8h às 17h e para ser imunizado a pessoa deve levar documento de identidade com foto e cartão de vacina se tiver.

Quem recebeu a vacina contra Covid-19 deve esperar 14 dias para tomar a vacina da gripe. O prazo também vale no caso de ter recebido a dose contra influenza e se tiver chegado a vez de se vacinar contra o novo coronavírus.


A vacina da gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

bernadetealves.com
Vacina contra o vírus influenza

A secretaria de Saúde alerta que, durante os dias frios, ocorre maior disseminação das doenças respiratórias, que podem se complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites. A influenza também é mais comum nesse período.


Fotos e informações: Secretaria de Saúde