Gabriel Medina conquista tricampeonato do Circuito Mundial de Surfe com direito a backflip

bernadetealves.com
Gabriel Medina vence o Circuito Mundial de Surfe e entra para grupo seleto de tricampeões

Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe. O surfista de Maresias ficou com o título ao levar a melhor na segunda bateria da decisão contra o também brasileiro Filipe Toledo em Trestles, nos Estados Unidos, no WSL Finals, que definiu o campeão de 2021 do Circuito Mundial, organizado pela WSL (Liga Mundial de Surfe). O brasileiro chega ao topo do esporte mundial.

bernadetealves.com
Gabriel Medina é primeiro brasileiro a conquistar o tricampeonato Mundial de Surfe em 2021


Medina já havia vencido a primeira bateria
na melhor de 3 contra Filipinho e sacramentou o título mundial com nova vitória na segunda bateria. Foi um show em disputa paralisada por conta de um tubarão em Trestles. Agora é o primeiro brasileiro tricampeão mundial de surfe.

bernadetealves.com
Gabriel Medina dando um show no Circuito Mundial de Surfe

Gabriel foi campeão mundial pela primeira vez em 2014, conquistou o bicampeonato em 2018 e agora leva o tri em um ano marcado também pela polêmica nas Olimpíadas de Tóquio.

bernadetealves.com
Erik Logan, da WSL com os campeões Carissa Moore e Gabriel Medina


O título de Medina é o quinto do Brasil no Circuito Mundial de Surfe. Além dos três de Gabriel, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Italo Ferreira foram campeões em 2015 e 2019, respectivamente.

bernadetealves.com
Medina decola para tricampeonato do Circuito Mundial de Surfe

Com direito a um backflip na última bateria da final, o surfista brasileiro entrou para um grupo seleto que já contava com o tricampeões Tom Curren (EUA), Andy Irons (HAV) e Mick Fanning (AUS).

Depois de anos de domínio de americanos e australianos, o Brasil agora soma 5 títulos mundiais nos últimos 7 anos do Tour masculino. Ainda no mar, em entrevista à WSL, Medina falou desse grande momento da carreira e do surfe brasileiro.

bernadetealves.com
Medina agradece a conquista do tricampeonato do Circuito Mundial de Surfe


“Estou muito feliz. Conquistei meu objetivo no surfe. Estou chorando porque são muitas emoções ao mesmo tempo, felicidade. Os outros caras me incentivaram”, disse Medina, chorando, ainda dentro d’água.

bernadetealves.com
Gabriel Medina, primeiro brasileiro a conquistar o tricampeonato Mundial de Surfe, comemora com Carissa Moore pentacampeã mundial de surfe

Medina chegou para o WSL Finals como líder do ranking e favorito ao título depois de uma temporada praticamente impecável. Em sete etapas, ele chegou a cinco finais, venceu duas e se garantiu com tranquilidade na primeira colocação do ranking, o que o deixou mais perto do título mundial. No WSL Finals, Gabriel já entrou direto na grande final e só esperou seu adversário, no caso, Filipe Toledo. Antes da decisão, Filipinho era o terceiro do ranking e precisou vencer Conner Coffin, dos Estados Unidos, e o também brasileiro Italo Ferreira antes de cruzar com Medina.


Fotos: WSL / Nolan e Sean M. Haffey/Getty Images