Iris Rezende, ex-governador de Goiás e ex-ministro da Justiça, morre aos 87 anos

É com pesar que registramos o falecimento do advogado e político Iris Rezende, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star,desde agosto em São Paulo devido a um AVC. No sábado (6/11), o quadro do político se agravou devido a uma infecção e ele veio a falecer na madrugada desta terça-feira, dia 9.
O político que dedicou mais de 60 anos à vida pública, deixa a esposa Iris Araújo Rezende e os filhos, Ana Paula, Cristiano e Adriana e os netos Daniel e Mariana. Deixa, também, um legado de transformações sociais e grandes obras para o Centro-Oeste e o exemplo de um homem público que sempre cuidou das pessoas, sem distinção.


Iris Rezende escreveu a mais sólida história de amor, comprometimento e consideração de um político pelo seu povo. Foi um dos principais protagonistas da redemocratização do país. O Brasil perde um grande homem público e Goiás mais uma vez fica de luto.
Que Deus console os corações de Dona Íris, dos filhos, netos e demais familiares e de milhares de goianos que choram a perda do brasileiro mais importante da história de Goiás.

Iris Rezende encerrou sua vitoriosa carreira política em dezembro de 2020 celebrado por todos e com a cabeça erguida de quem venceu cenários adversos ao longo de seus 62 anos de vida pública. Desde então, se dedicava ao escritório de advocacia e cuidava de sua fazenda.
O corpo de Iris Rezende será velado a partir das 13h30 no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17h.

Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a carreira política em 1958, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
Em 1960 foi presidente da Câmara Municipal de Goiânia e veio na inauguração de Brasília em abril de 1960, entregar uma placa de ouro ao presidente Juscelino Kubitschek, que segundo ele JK era “um homem absolutamente diferenciado”.

Iris Rezende foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos (de 1966 a 1969, de 2005 a 2010 e 2016 a 2020), governador de Goiás por pois mandatos (1983 a 1986 e 1991 a 1994), ministro da Agricultura (1986) no governo de José Sarney e da Justiça (1997-1998) no de Fernando Henrique Cardoso, deputado estadual e senador.

No Senado, Iris Rezende foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) entre 1995 e 1996, período no qual passaram pelo colegiado as reformas constitucionais para quebras de monopólios estatais sobre setores como as telecomunicações e o petróleo. Também presidiu a Comissão de Infraestrutura.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou luto oficial no estado, e, nas redes sociais,destacou a paixão de Iris por Goiás e “paternidade por Goiânia” que marcaram a sua trajetória. Caiado declarou que Iris Rezende “deixou um dos maiores legados da política do Brasil. Deixou escola, fez muitos discípulos e tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram e sua partida.”

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decretou ponto facultativo para que servidores pudessem se despedir do ex-governador. “A história de Iris Rezende se confunde com a história de Goiânia, cidade que o acolheu e o alçou a um dos maiores cargos políticos do Brasil, com defesa incisiva do desenvolvimento do Centro-Oeste, do estado de Goiás e da capital goiana. Nossa linda Goiânia deve muito ao trabalho de Iris”, postou.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, colega de Iris no MDB, divulgou nota de pesar. “O Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. Íris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa. Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos”, escreveu.
Paco Brito, vice-governador do Distrito Federal, também lamentou a morte. “Íris Rezende será lembrado como um homem púbico exemplar. Da mesma escola política de Henrique Santillo e Joaquim Roriz, o poder de mobilização popular de Íris, sua capacidade de agregar e de fazer a melhor política, são as marcas que deixa em mais de 50 anos de serviço público. Sua morte deixa um grande vazio não apenas em Goiás, mas no Centro-Oeste e em todo o país. Neste momento, me solidarizo com o povo goiano, familiares e amigos, na certeza de que Deus saberá consolar a cada um pela perda deste grande brasileiro”.
Políticos e autoridades prestaram suas homenagens ao ilustre político, por meio das redes sociais.

Ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva publicou uma nota de pesar pela morte de Iris Rezende. No texto, ele destacou a carreira política do ex-governado de Goiás como exemplo no Brasil e ofereceu sentimentos de solidariedade à família, amigos, companheiros e admiradores. “Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado”, disse Lula.

A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, manifestou pesar pela morte de Iris. Por meio de nota, ela recordou a paixão com que o ex-prefeito de Goiânia governava. “Tive o privilégio de conviver com Iris Rezende, com a sua paixão pela política, pelas pessoas e, em especial, pelo nosso Centro-Oeste. Nas conversas, projetos e ações, Iris sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo”.
O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, escreveu: “Que privilégio o meu, Iris, ter convivido com o senhor desde criança. Que privilégio o meu ter tido a oportunidade de aprender tanto com o senhor. […] Nossa tristeza só não é maior que a gratidão que temos por tudo que o senhor fez”.

Juliana Costa, prefeita de Cristianópolis, cidade em que Iris nasceu, publicou uma mensagem de luto pela morte do político. Ela escreveu que o vê como um “homem íntegro e determinado, um político exemplar”. “Iris Rezende deixa uma grande legado não somente para nossa cidade e para Goiás, mas para todo país. Ele era daqueles políticos incansáveis, sempre preocupado em fazer o melhor para nossa gente”.

Fotos: Reprodução/TV Anhanguera, Reprodução/Ricardo Stuckert e Jackson Rodrigues