Israel detecta caso de infecção dupla de Influenza e Covid-19, apelidada de ‘flurona’

Cientistas de Israel identificaram um caso de infecção dupla de Influenza e Covid-19, apelidada de ‘flurona’. A doença foi manifestada em uma jovem grávida, que apresentava sintomas leves da doença. A infecção simultânea foi registrada no final de dezembro de 2021.
Segundo o Rabin Medical Center, hospital em que a jovem estava internada na cidade de Petah Tikva, ela não estava vacinada contra o coronavírus e nem contra o vírus da Influenza.


Conforme divulgado no jornal Hamodia, o Ministério da Saúde de Israel avalia o caso para entender a combinação das doenças e se elas causam infecções mais severas.
Essa é a primeira ocorrência documentada de ‘flurona’ detectada no mundo, mas os médicos acreditam que poderia haver mais infecções do tipo no país.
O diretor do Departamento de Ginecologia do hospital, Arnon Vizhnitser, disse que a paciente não apresentou nenhum sintoma severo. “Ela foi diagnosticada com gripe e coronavírus assim que ela chegou. Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente”, afirmou. “A doença é a mesma; eles são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior.”

O caso de infecções simultâneas de Covid-19 e Influenza é um alerta de que em se tratando de vírus tudo pode acontecer. A pandemia ainda não acabou e a imunização é o que salva no momento.
O aumento de síndromes gripais em outros estados brasileiros tem feito a população do Distrito Federal procurar um dos pontos de vacinação contra a Influenza espalhados pelo Plano Piloto e as outras 32 regiões administrativas, abertos das 8h às 17h.
Entre os grupos prioritários, os idosos foram os que mais se preveniram ao contágio da gripe. Entre esse grupo a cobertura vacinal chegou a 76,7%, seguidos dos professores, com 75,9%; das gestantes, com 65.5%; das puérperas, com 55,7%; e das pessoas com comorbidades, com apenas 27,3% imunizadas.

É importante se vacinar antes de a doença aparecer. A vacina é gratuita e está disponível para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade.
Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília e Reprodução