Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais é dever de todos

bernadetealves.com
Estudos comprovam que conviver com cães e gatos é benéfico para a saúde


Pensar no posicionamento dos seres humanos perante os animais, meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas são questões essenciais debatidas neste Dia Nacional dos Animais.


A data, 14 de março, foi marcada para conscientizar as pessoas sobre necessidades e direitos dos animais irracionais, a importância que têm na vida de todos e informar sobre as mudanças na qualidade de vida desses companheiros dos humanos em todas as fases da vida.

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Animais: viva o BPCães da PMDF

O Dia Nacional dos Animais foi instituído a partir da apresentação do Estatuto dos Animais, no Congresso Nacional, através de propositura do deputado Eliseu Padilha, consolidando os direitos dos irracionais e os deveres que para com eles devem ter os humanos.


Trata-se de um dia para ser lembrado e incentivado em sua comemoração, já que se presta a repensar as atitudes que nós, humanos, temos com os animais mais próximos, os domésticos, que nos acompanham e nos proporcionam felicidade, companhia e fidelidade. Estudos comprovam que conviver com cães e gatos é benéfico para nossa saúde.

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Animais: cuidar e proteger os animais domésticos é dever de todos

Considerado por milênios como apenas objeto de uso por parte do ser humano, os animais, com a evolução da mentalidade do homem, conseguiram um status mais elevado, com legislação que os ampara e protege, apesar de ainda haver muito a conquistar em favor dos irracionais.


De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais é dever de todos

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os direitos animais, também se comemora no dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, considerado pela igreja católica como padroeiro dos animais.


No Brasil ainda se comemoram outras datas que também visam a conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: o 5 de outubro, o Dia das Aves, o Dia da Adoção Animal (17 de agosto) e o Dia da Libertação Animal (18 de outubro).


Neste 14 de março é aconselhável, além de dedicar um dia especial ao nosso animalzinho de estimação, fazer atividades que ajudam a promover o significado do Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais e denunciar às autoridades casos de maus tratos aos animais, é essencial.

Fotos: Marcos Lopes/CCS/PMDF e Reprodução