Almirante José Ribamar Miranda Dias morre aos 87 anos em Brasília

bernadetealves.com
Ivonice Campos Dias com o marido o Almirante José Ribamar Dias


É com pesar que registro o falecimento do Contra-Almirante José Ribamar Miranda Dias, aos 87 anos, ocorrido na noite de domingo, 26 de junho, no Hospital Santa Lúcia, na Asa Norte, conforme informação dos familiares.


O Almirante José Ribamar deixa a esposa, Ivonice Campos Dias, a filha Larissa Dias, Daniela Dias e Isadora Campos Palhares, e as netas, Maria Isabel e Valentina.


José Ribamar nasceu no Maranhão e era filho de Evangelina Miranda Dias e do militar Odilon Araújo Dias. Aluno exemplar da Escola Naval teve uma carreira militar honrada.


Ele liderou a Comissão Naval Brasileira da Europa (CNBE), em Londres. Tempos depois, assumiu a vice-diretoria de ensino da Marinha e atuou como membro do gabinete do ministro da Marinha, do comando do 2º Distrito Naval e do Estado Maior da Armada.

bernadetealves.com
Almirante José Ribamar Miranda Dias, na foto com a esposa Ivonice Campos, morre aos 87 anos, em Brasília


O maraenhense, radicado em Brasília, é um homem respeitado pela sua contribuição aos setores de infraestrutura, logística, portuário e ferroviário, e de energia. Conselheiro honorário da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Almirante José Ribamar faz parte da história da infraestrutura nacional, sendo responsável por implementar a Lei dos Portos, emblemática diretriz de modernização, modicidade e eficiência dos serviços portuários no Brasil.


Assumiu como Secretário-Executivo do GEMPRO, em liderança do Grupo Executivo para a Modernização dos Portos da Presidência da República por dois governos.


Ribamar foi referência pelo seu pioneirismo de décadas como entusiasta de fontes alternativas renováveis de energia, foi co-fundador de diversas Associações do setor, com relevância ao seu fomento ao desenvolvimento das eólicas offshore no país.

bernadetealves.com
Ivonice Aires Campos Dias, Secretária de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania, com o marido o Almirante José Ribamar Dias


No COINFRA coordenou relevantes políticas de incentivo de Parceria Público e Privada. Na iniciativa privada, atuou como conselheiro de destacadas empresas, foi renomado e influente consultor dos setores de infraestrutura, logística e energético nacional.


Cativante pela sua alegria, elegante em seus atos, ele viveu com maestria, empatia e bondade. O Almirante José Ribamar iluminou o caminho de muitos, estendeu a mão aos amigos e assistiu muitos necessitados. Foi um cidadão que personificou o amor nos muitos corações que adotou e acolheu como seus.


“Tive a honra de ser perfilhada por ele, que foi o mais digno, íntegro, amoroso, benevolente, honroso e fidedigno homem que já existiu. O saudoso almirante José Ribamar viveu uma vida plena, de zeloso e enobrecedor amor ao lado de sua família”, declara Isadora Campos Palhares.

bernadetealves.com
Almirante José Ribamar Miranda Dias e a esposa Ivonice Campos, no Clube Naval em Brasília


Nossa solidariedade à querida Ivonice Aires Campos Dias, Secretária de Articulação e Parcerias, do Ministério da Cidadania, filhas, e familiares, neste momento de dor. Que Nossa Senhora e o Poderoso Menino Jesus confortem os corações dos familiares. Que Deus o guie pelo caminho da LUZ Eterna.


O Almirante viveu uma vida plena e alegre e seu legado de honradez seguirá vivo e semeado pela esposa Ivonice, filhas e netas.


Fotos: Bernadete Alves e Arquivo Pessoal