Jackson Di Domenico, lança com sucesso, a obra Justiça, Paz e Felicidade – O Poder das Virtudes, no STJ

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça foi palco do lançamento do livro Justiça, Paz e Felicidade – O Poder das Virtudes, do jurista e desembargador eleitoral do TRE-DF, Jackson Di Domenico.

A obra, com apresentação do ministro Humberto Martins, presidente do STJ e prefácio do professor e conferencista Rossini Corrêa, demonstra as virtudes essenciais tidas como vetores auxiliares e axiológicos para o alcance pleno da dignidade da pessoa humana. Publicado pela Domenico Editora, o livro é resultado da pesquisa desenvolvida no doutorado do autor.

A obra vem auxiliar as autoridades públicas na tomada de decisões individuais e coletivas e mostra para as pessoas o caminho ético-jurídico para a reconstrução da humanidade. Revela que o iluminismo do século 17 e 18 ainda proporciona boas luzes.

O lançamento do livro Justiça, Paz e Felicidade – O Poder das Virtudes, foi prestigiado pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins, pelo presidente do TRE-DF, Roberval Belinati; pelo corregedor do TJDFT, desembargador Costa Carvalho; pelo ministro do CNJ Marcos Vinicius Jardim Rodrigues; pelo vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; pelo presidente da OAB-DF, Délio Lins, dentre outras importantes presença.

A solenidade foi apresentada por José Fonseca Júnior e a mesa dos trabalhos contou com a presença do professor, filósofo do direito e conferencista internacional, Rossini Corrêa, autor do prefácio do livro, do ministro do STJ Moura Ribeiro, da desembargadora federal do TRF-1 Daniele Maranhão, do Juiz Nelson Alves e do bispo JB Carvalho.




A cantora e compositora, Nádia Santolli, esposa do jurista Jakson Di Domênico, emocionou os convidados ao cantar Pai Nosso e canções que celebram a existência humana.


“Justiça, paz e felicidade, ao meu ver, são os pilares para construirmos uma cidade mais digna, mais justa, mais merecedora neste tempo em que vivemos. Com estas palavras, eu gostaria de desafiar você a conhecer o que nós apresentamos neste livro, que não é um livro acabado, mas é o início de uma reflexão que merece ser aperfeiçoada”, disse Jackson Di Domenico.

O jurista e escritor Jackson Di Domenico agradeceu a presença dos ilustres convidados e emocionado disse que “Deus, família e amigos são seus principais pilares na construção de valores”. Homenageou a mãe Lourdes Di Domenico, a esposa Nádia e seu filho Joseph.

O ministro do STJ, Moura Ribeiro, Doutor em Direito,que também é professor e autor de obras jurídicas, enalteceu a obra de Jackson Di Domenico e disse que ele foi muito feliz na escolha do tema.

“Ele demonstra uma coragem muito bem sintetizada na capa do livro, enquanto o conteúdo realça o que a Constituição nos traz e enaltece que precisa leitar boas raízes para nós”. “Sua obra é um retrospecto do que nós temos de diretos da personalidade, tão bem alinhavados pelos gregos”, disse Moura Ribeiro.
“O doutor Jackson Di Domenico comanda uma obra reveladora de tal preocupação, e isso é muito bom porque a nossa Constituição revela exatamente os caminhos da fraternidade e da dignidade em prol do bem-estar de todos os brasileiros e estrangeiros que aqui residem”, concluiu Moura Ribeiro.

Rossini Corrêa, professor que acompanhou a trajetória de Jackson Di Domenico da graduação até a tese de doutorado, falou que o ex-aluno ressalta o comprometimento e o domínio do advogado com a temática.

“Repensar o direto para Jackson Di Domenico é repensar a luz dos valores. E essa é a maior revolução jurídica que pode-se proceder nesses tempos de civilização agônica, desgaste de tecido ético e de perda de confiança nas instituições. O que ele está fazendo é fundar uma dialética da esperança”, declarou Corrêa.

“Nestes tempos agônicos, nestes tempos de esgarçamento do tecido ético, ele revincula o direito ao mundo dos valores. Este direito esgotado quanto a ideia de normas, esgotado quanto a ideia de poder, este direito que não dá resposta às grandes demandas da vida, encontra no discurso jurídico do Dr. Jackson Di Domenico uma dialética de esperança”, ressaltou Rossini.




Jackson Di Domenico, em seu doutorado, aprofundou a percepção acerca da dignidade da pessoa humana, tendo por base os alicerces instituídos no artigo 5º da Constituição Federal – vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade -, em paralelo aos principais instrumentos para a sua efetivação – políticas públicas e atuação da jurisdição constitucional e agora compartilha com o mundo jurídico toda sua categoria.


Em sua obra o jurista e desembargador eleitoral, Jackson Di Domenico, mostra o poder das virtudes para o alcance pleno da dignidade humana. “Uma sociedade fortalecida passa pela Justiça, pela Paz e pela Felicidade”, declara Di Domenico.


Também prestigiaram o lançamento, os ministros do STJ Moura Ribeiro; Raul Araújo, Gurgel de Faria e Nefi Codeiro, Desembargadora Carmelita Brasil, do TJDFT, desembargador Carlos Brandão, juíza Graciela Henriquez, Dr. Agnelo Queiroz, ex-governador do Distrito Federal, Deputada Federal Celina Leão, Tadeu Filippelli, ex-vice governador do DF, advogados, amigos e familiares.




Durante o delicioso coquetel, os convidados brindaram o êxito do jurista Di Domenico, em um espaço de paz e contemplação ao som de boa música.



Fotos: Emerson Leal, Lucas Pricken e Paulo Lima