TST inaugura sala da OAB em homenagem a Alberto Simonetti Cabral Filho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou, na terça-feira (30), cerimônia de atribuição do nome do advogado Alberto Simonetti Cabral Filho à sala da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada no 1º andar do bloco A do edifício-sede.
A homenagem ao advogado Alberto Simonetti Cabral Filho, instituída pelo Ato TST/GP 400, de 30/6/2022, é uma forma de reconhecimento aos anos dedicados por ele às causas da advocacia e do Direito do Trabalho. O advogado amazonense foi, por quatro vezes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Amazonas, entre 1993 e 2006.

O ministro Emmanoel Pereira, presidente do TST, lembrou o período em que conviveu com Simonetti, quando era conselheiro federal da OAB. “Era um homem de muita fibra e que deixou um inestimável legado em favor da advocacia nacional”, afirmou.


As heranças do trabalho realizado por Alberto Simonetti também foram citadas pelo ministro Emmanoel Pereira. “Ele foi o principal responsável, no Estado do Amazonas, pela edificação da Escola da Advocacia. Era um gestor visionário e militou brilhantemente na Justiça do Trabalho”.

O presidente do TST falou da importância de um cenário colaborativo entre a magistratura e a advocacia na consagração da Justiça e na busca da pacificação social. “Neste espírito de colaboração mútua, o TST sempre preservou a grata satisfação de disponibilizar espaço de apoio destinado ao acolhimento da advocacia, cuja atuação é indispensável à administração da Justiça. Este é o objetivo desta sala, à qual tivemos a iniciativa de atribuir o nome do saudoso advogado e amigo Alberto Simonetti Cabral Filho, conforme proposta aprovada a unanimidade pelo Órgão Especial desta corte”, afirmou o ministro Emmanoel.

O presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, filho do homenageado, relembrou os aprendizados que teve com o pai Alberto Simonetti Cabral Filho. “Uma das maiores lições dele era amar e viver intensamente. Dizia para estarmos sempre do lado da justiça”.

“Em nome da advocacia brasileira, quero registrar a nossa imensa gratidão pela oportunidade de eternizar a memória de um grande líder da advocacia. Hoje é um dia de muita emoção. Na verdade, desde que assumi a presidência da OAB tem sido assim: uma emoção atrás da outra. Lutar pela advocacia é batalhar pela esperança. A cada prerrogativa conquistada, ganhamos mais força, mais brilho e mais pulsão de vida. Por isso, o batismo da Sala da Advocacia do Tribunal da Justiça Social, com o nome do meu pai, é uma homenagem à história da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Beto Simonetti.
O presidente da OAB, Beto Simonetti, emocionado, encerrou seu discurso com uma frase muito repetida por seu pai: “Não há sucesso na advocacia se não for pelo caminho da ética”, concluiu.

O homenageado foi presidente da Seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil entre 1993 e 2006. A viúva Maria do Carmo Simonetti, o filho Alberto Simonetti Cabral Neto e os netos também acompanharam acompanharam a cerimônia.


Alberto Simonetti Cabral Filho, além de administrar escritórios de advocacia na década de 1970 e exercer a função de defensor público, foi juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Faleceu em 2008 e, até os dias atuais, é lembrado por sua dedicação e militância na advocacia.

Prestigiaram a solenidade de inauguração da Sala da OAB “Alberto Simonetti Cabral Filho”, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, o ex-presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o conselheiro decano da OAB Nacional e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, o coordenador da Concad, Eduardo Athayde Uchôa, os presidentes seccionais Délio Lins e Silva (DF), Luciano Bandeira (RJ) e José Carlos Rizk Filho (ES).

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, Conselheira Federal da OAB/DF, o presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho, Ronaldo Ferreira Tolentino, bem como o Ministro do STJ, Mauro Campbell Marques, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, ministros do TST e advogados, Ministra do TST e ex-presidente Maria Crisina Peduzzi, dentre outras importantes personalidades.




Fotos: Raul Spinassé/CFOAB