James Webb revela Anéis de Netuno com muita nitidez

O Telescópio James Webb captura a imagem mais clara dos anéis de Netuno em décadas. O gigante de gelo e o oitavo e mais distante planeta do nosso sistema solar e o único que não é visível a olho nu.


Segundo a Nasa, o registro inédito destaca as características do gigante de gelo, como seus anéis brilhantes e faixas de poeira, de uma perspectiva completamente nova.

bernadetealves.com
James Webb revela Anéis de Netuno com muita nitidez


Os anéis de Netuno são um sistema de anéis planetários muito tênues e fracos, compostos principalmente de poeira e descobertos em 1989 pela sonda espacial Voyager 2, que pertencem a esse planeta. Guardam mais semelhança com os anéis de Júpiter que com os mais complexos de Saturno ou Urano.

bernadetealves.com
Netuno: gigante de gelo invisível a olho nu


O planeta Netuno é composto, principalmente, de água muito quente, amônia e metano em seu núcleo, que tem aproximadamente o tamanho da Terra. A atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e metano. Assim como Urano, a cor azulada brilhante de Netuno resulta da elevada quantidade de metano na atmosfera.


As imagens foram divulgadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e a ESA, a agência espacial da Europa, na manhã do dia 21 de setembro.


As novas fotos surpreenderam os cientistas: “Faz três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe interdisciplinar do telescópio James Webb.


Fotos: NASA, ESA, CSA, STScI