São Judas Tadeu: portador da verdade e o Santo das causas urgentes e impossíveis

bernadetealves.com
São Judas Tadeu: o Santo das causas impossíveis e padroeiro do Flamengo é celebrado em 28 de outubro


A Igreja Católica celebra neste, 28 de outubro, a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil.


São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos e não se trata de Judas Iscariotes. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).


É autor de uma epístola que leva o seu nome, na qual ataca os agnósticos e diz que os que têm fé, mas não fazem obras boas, são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto e ondas só de espumas, e que os que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno.

bernadetealves.com
Doze Apóstolos de Jesus – século XIV, Pushkin Museum


A Epístola ou Carta de Judas faz parte do Novo Testamento e é atribuída a São Judas Tadeu. Foi escrita em grego entre os anos 62 e 65, antes da queda de Jerusalém e não está dirigida a ninguém, nem a alguma Igreja em particular.


Através dela, repreende os falsos mestres e convida todos a manterem a pureza da fé. A carta termina com uma bela oração (Jd 1, 25) que diz: “Ao Deus único, Salvador nosso, por Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam dadas glória, magnificência, império e poder desde antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém”.


Segundo as escrituras sagradas, por ser primo de Jesus, é representado por uma imagem de Cristo no peito. Além disso, o santo carrega uma chama de fogo na cabeça a qual manifesta que recebeu o Espírito Santo em Pentecostes.

bernadetealves.com
São Simão e São Judas Tadeu: Apóstolos celebrados em 28 de outubro


Outros escultores o mostram levando uma Bíblia em referência ao livro que leva seu nome. Em sua mão aparece uma machadinha, referente ao seu martírio, ou um cajado como símbolo das grandes distâncias que percorria enquanto pregava. Suas relíquias estão na Basílica de São Pedro, em Roma, juntamente com as de São Simão.

Morreu mártir junto com São Simão


Segundo São Jerônimo, Judas era fiel servo de Jesus e pregou primeiro na Judeia, em seguida foi para a Mesopotâmia e finalmente a Pérsia, lugar no qual se reuniu com o apóstolo São Simão e juntos combateram as heresias de Zaroes e Arfexat, dois sacerdotes pagãos que levantaram o povo contra as obras dos apóstolos. Ambos os apóstolos receberam juntos a coroa do martírio e, por isso, a Igreja os celebra no mesmo dia. As relíquias dos dois Santos estão em um altar da Basílica de São Pedro no Vaticano.


Teve uma visão de Jesus antes de morrer


Antes de morrer, São Judas olhou para São Simão e lhe disse que viu o Senhor que os chamava para Ele. Segundo a antiga tradição, mataram São Simão cortando seu corpo em dois e cortaram a cabeça de São Judas Tadeu com uma machadinha.


Oração de São Judas Para Causas Impossíveis

bernadetealves.com
São Judas Tadeu: padroeiro dos aflitos e o Santo das causas impossíveis


“São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus!
O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas agora a Igreja vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio. Rogai por mim, que estou tão desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo.
Assiste-me nessa grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos. São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (pedido).
Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvas e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte.
São Judas Tadeu rogai por nós.”

São Judas Tadeu é um santo muito popular no Brasil e, no Rio de Janeiro, a devoção é especial por ser o padroeiro do Flamengo, um dos times do futebol carioca com mais torcedores no país.


Segundo relato do site oficial do Flamengo, a devoção ao santo das causas impossíveis começou na década de 1950, quando o time estava há muitos anos sem ganhar uma competição. O santo foi apontado como responsável pelo tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da Igreja de São Judas Tadeu, do Cosme Velho, ir até a Gávea, local da sede do clube, e rezar uma Missa, pedir fé aos jogadores e aconselhar que fossem até a Igreja e acendessem uma vela ao santo. Nos três anos, o padre disse que o time levaria o troféu e o fato se concretizou.


“São Judas, que tiraste das serpentes mortíferas o poder de prejudicar o homem, rogai por nós. São Judas, que desprezando as ameaças dos ímpios pregaste valorosamente a doutrina de cristo, rogai por nós. São Judas, que sofreste gloriosamente o martírio por amor a teu Divino Mestre, rogai por nós”.

Fotos: Reprodução