Flamboyant: árvore extraordinária de beleza ímpar que faz bem para a saúde

As árvores são importantes para a vida na Terra. Além de serem lindas, paisagísticas, terem inúmeros benefícios, elas ajudam no equilíbrio da biodiversidade e da saúde do meio ambiente.


Isso não é diferente com a Flamboyant. Suas sombras extensas conseguem servir de abrigo para pássaros, pessoas que querem um momento para relaxar e até para os animais.

A palavra flamboyant tem origem na língua francesa e inspiração nas lindas flores que surgem na primavera e no verão: flamboyant significa flamejante, bem apropriado às flores grandes, de cor vermelha, alaranjada e amarela, que cobrem toda a copa da árvore na época da floração.

Seu nome científico, Delonix regia, vem do latim e significa majestosa, esplêndida. A planta foi descoberta em Madagascar, pelo naturalista tcheco, Wenceslas Bojer, estudioso da região, e hoje é amplamente cultivada em avenidas e jardins por toda região tropical.


As primeiras mudas da árvore foram trazidas ao Brasil no início do século XIX. É notório que a árvore flamboyant embeleza e dá vida aos lugares, como praças e avenidas. Por isso, ela marca forte presença em muitos lugares do mundo.No Brasil ela pode ser encontrada facilmente em vários lugares e em Brasília está em todos os cantos. Tanto é que o flamboyant é a árvore símbolo de Brasília.

Suas flores, grandes e vermelho-brilhantes, produzem néctar que serve de alimento para borboletas, abelhas e pássaros. Mas apesar da cor ‘rubi’ ser a mais vista no Brasil, existem outras variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão-amarelado. A variedade do flamboyant que possui flores amarelas é chamada de “Flavida”.


O período de floração ocorre nos meses de outubro a dezembro e a frutificação, de março a julho. As flores chegam a sete centímetros e formam grandes cachos. A espécie se adapta a diferentes tipos de solo, porém precisa de muita luz solar para se desenvolver.

Além de esbanjar exuberância, essa espécie se mostra uma aliada da nossa saúde. Muita gente não sabe mas o flamboyant tem várias propriedades medicinais.
Segundo especialistas, casca, flores, frutos e sementes da árvore são usadas contra dores fortes, inflamações e também têm ação antibacteriana.


“O flamboyant é uma árvore extraordinária. Além de ter uma beleza ímpar, ela tem muitas propriedades. É usada na medicina como antioxidante e ainda trata dores, inflamações e tem se mostrado eficaz contra bactérias”, afirma Valquíria Dutra, professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Espírito Santo.

Viva este espetáculo de cores vermelho-rubi, que se destaca na paisagem. Viva a Mãe Natureza.!!!

Fotos: Edvaldo de Souza/ TG, Reprodução