Brasília superou em 16 dias média esperada para novembro de 2022

As chuvas intensas deste mês de novembro vem causando transtornos em algumas regiões do Distrito Federal. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu a chamados que envolveram, principalmente, quedas de árvores, alagamentos, retenção de veículos e quedas de postes.
A chuva forte e com granizo causou alagamentos e prejuízos no centro de Brasília e em várias regiões do Distrito Federal. Em vários locais a quantidade de água dificultou o trânsito e inundou garagens.

Na unidade do Gama da Universidade de Brasília (UnB), a chuva de granizo derrubou a parede de algumas salas. Uma árvore também caiu.
Em 16 dias, o Distrito Federal superou a média de chuva esperada para novembro. Entre o dia 1º e 16, foram registrados 310 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice representa 22% a mais da média prevista para o mês, que é 253 milímetros.

O alerta laranja emitido pelo Inmet se confirmou e as chuvas foram intensas no final da tarde. Teve ventos fortes, raios, granizo, queda de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. E os transtornos vão continuar.
Segundo o meteorologista Cleber Souza, as chuvas intensas continuam durante toda a semana. “O tempo deverá continuar instável até o fim do mês. Teremos chuvas, rajadas de ventos, raios e em alguns lugares pode ter chuva de granizo”, diz Cleber.



Em novembro de 2021, o Distrito Federal também ultrapassou a média esperada de chuvas e registrou 348,8 milímetros. Para o meteorologista, até o fim deste mês esse índice também deve ser superado. ”A previsão é que passe a média do ano passado, já que com 16 dias temos mais da metade dos registros de 2021”, declarou o meteorologista.


Ontem na L4 Sul, um motociclista ficou ferido após ser atingido pela queda de uma árvore. O acidente ocorreu por volta das 20h, enquanto o motociclista trafegava pela via.
O tempo fechado teve inicio no dia 14 com alerta amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o Inmet, no início da tarde do feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, a tempestade atingiu o centro de Brasília, derrubando postes, placas e alagando avenidas, estacionamentos e gramados.
No Sudoeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 104.8mm de chuva somente no dia 15. Ruas do Setor Militar Urbano, Noroeste, da Asa Sul e da Asa Norte, ficaram completamente alagadas.

No Bloco I da quadra 104 do Noroeste, por exemplo, a garagem ficou alagada. Por causa de uma obra perto, a água se misturou com a terra, deixando o lugar coberto de lama até a área do elevador.
A quadra 416 da Asa Sul ficou quase toda alagada. A água subiu a ponto de cobrir a metade das rodas dos carros que estavam estacionados.
Brasília também registrou inundações em São Sebastião e no Jardins Mangueiral, a força do vento derrubou vários postes de iluminação.

Dicas dos Bombeiros para se proteger durante uma tempestade
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fotos: Reprodução