Brasília superou em 16 dias média esperada para novembro de 2022

bernadetealves.com
Distrito Federal em alerta laranja de chuvas intensas

As chuvas intensas deste mês de novembro vem causando transtornos em algumas regiões do Distrito Federal. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu a chamados que envolveram, principalmente, quedas de árvores, alagamentos, retenção de veículos e quedas de postes.


A chuva forte e com granizo causou alagamentos e prejuízos no centro de Brasília e em várias regiões do Distrito Federal. Em vários locais a quantidade de água dificultou o trânsito e inundou garagens.

bernadetealves.com
Temporal em Brasília causa transtornos no trânsito no Setor Noroeste


Na unidade do Gama da Universidade de Brasília (UnB), a chuva de granizo derrubou a parede de algumas salas. Uma árvore também caiu.


Em 16 dias, o Distrito Federal superou a média de chuva esperada para novembro. Entre o dia 1º e 16, foram registrados 310 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice representa 22% a mais da média prevista para o mês, que é 253 milímetros.

bernadetealves.com
Brasília superou em 16 dias média esperada para novembro

O alerta laranja emitido pelo Inmet se confirmou e as chuvas foram intensas no final da tarde. Teve ventos fortes, raios, granizo, queda de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. E os transtornos vão continuar.


Segundo o meteorologista Cleber Souza, as chuvas intensas continuam durante toda a semana. “O tempo deverá continuar instável até o fim do mês. Teremos chuvas, rajadas de ventos, raios e em alguns lugares pode ter chuva de granizo”, diz Cleber.


Em novembro de 2021, o Distrito Federal também ultrapassou a média esperada de chuvas e registrou 348,8 milímetros. Para o meteorologista, até o fim deste mês esse índice também deve ser superado. ”A previsão é que passe a média do ano passado, já que com 16 dias temos mais da metade dos registros de 2021”, declarou o meteorologista.


Ontem na L4 Sul, um motociclista ficou ferido após ser atingido pela queda de uma árvore. O acidente ocorreu por volta das 20h, enquanto o motociclista trafegava pela via.


O tempo fechado teve inicio no dia 14 com alerta amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o Inmet, no início da tarde do feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, a tempestade atingiu o centro de Brasília, derrubando postes, placas e alagando avenidas, estacionamentos e gramados.


No Sudoeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 104.8mm de chuva somente no dia 15. Ruas do Setor Militar Urbano, Noroeste, da Asa Sul e da Asa Norte, ficaram completamente alagadas.

bernadetealves.com
Temporal alaga avenidas de Brasília e causa transtorno no trânsito

No Bloco I da quadra 104 do Noroeste, por exemplo, a garagem ficou alagada. Por causa de uma obra perto, a água se misturou com a terra, deixando o lugar coberto de lama até a área do elevador.


A quadra 416 da Asa Sul ficou quase toda alagada. A água subiu a ponto de cobrir a metade das rodas dos carros que estavam estacionados.


Brasília também registrou inundações em São Sebastião e no Jardins Mangueiral, a força do vento derrubou vários postes de iluminação.

bernadetealves.com
Temporal alaga avenidas de Brasília e causa transtorno no trânsito neste 16 de novembro

Dicas dos Bombeiros para se proteger durante uma tempestade

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.


Fotos: Reprodução