Marinha do Brasil realiza Cerimônia de troca da Bandeira Nacional em Brasília

A Marinha do Brasil realizou, neste domingo, 4 de dezembro, a Cerimônia de substituição do Pavilhão Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião também foi celebrado de forma antecipada o Dia do Marinheiro que acontece em 13 de dezembro.



A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Também participaram do evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, Cristiane Britto, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além de outras autoridades militares e civis.

Tradicionalmente, no primeiro domingo de cada mês é realizada a Cerimônia de troca da Bandeira Nacional, popularmente conhecida como “Bandeirão”, quando o novo pavilhão deve atingir o topo do mastro antes que o anterior comece a ser arriado. Em cumprimento à Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional é mantida permanentemente içada no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.





A cerimônia de substituição é feita com revezamento entre: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Policia Militar do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal.



A Bandeira da Praça dos Três Poderes é a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 m² e 90 quilos. O mastro possui 100 metros de altura e em sua base está grafada a frase “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto”.

O hasteamento da bandeira simboliza o sentimento de patriotismo e de amor ao Brasil. É um evento maravilhoso e único não só para quem organiza como para os moradores de Brasília e turistas.


Fotos: Agência Marinha de Notícias