Natal é a festa do Salvador, a Luz Divina que faz morada em nós

O Natal é a celebração da vida, do nascimento do Menino Deus, a Luz celeste desce para a Terra e faz morada entre nós. É uma data feliz e muito especial, mas também de reconhecimento e gratidão pelas bênçãos de Deus. Uma celebração significativa principalmente nos tempos atuais.
O Natal faz pensar nesta luz interior, na luz divina, que nos volta a propor o anúncio da vitória definitiva do amor de Deus sobre o pecado e a morte. Que este Astro de luz, nos dê força para seguir sempre o caminho da verdade, da justiça e do amor!

Que Maria, a Virgem do silêncio e da escuta que foi totalmente envolvida pela luz do Espírito Santo, nos ajude a compreender e a viver plenamente o mistério do Natal de Cristo.
Redescobrir o Natal é valorizar ainda mais a festa da Luz Divina. Luz que o mundo tanto precisa. Que o Natal de 2022 seja de fato marcado pelo retorno da sua essência, o nascimento do Cristo Salvador. Que nossa alegria seja moderada e nossa tristeza transformada por Aquele que nos dá vida plena e em abundância.

Que a Virgem Maria e São José intercedam por nossas famílias. Que Cristo Salvador seja adorado e retorne ao centro desta importante celebração. Que o brilho do Natal não seja apagado e sim sua mensagem propagada.
Devemos celebrar a festa da Luz com fé e respeito e mesmo modesta, deve ser regada de amor e esperança. O melhor presente que podemos oferecer a nós e aos outros será devolver o significado do Natal ao Menino Deus, a Luz Divina.

Celebrar o Natal neste ano é lembrar que vale a pena viver, é deixar a Luz do presépio iluminar os corações tristes, angustiados e desesperançosos diante a fome, a injustiça, o racismo, feminicídio, pedofilia, corrupção em todas as esferas da sociedade, do materialismo, do consumismo, da falta de consciência ecológica em cuidar do nosso planeta, da falta de acesso à saúde e educação, do desemprego, da pobreza, da fome, da sede, da falta de saneamento básico, da moradia, do acesso à terra para ser cultivada, da situação dos refugiados, migrantes e imigrantes.
Em meio às trevas que vivemos nos últimos tempos, o Evangelho nos apresenta a essência do Natal: “Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. SE a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.”, cf. Jo 1,4-5.
A verdadeira magia do Natal é transformar o nosso coração em um lar de amor e positividade. Que possamos amar com o amor de Deus não só nesta época do ano, mas em todos os dias de nossa vida.
Que o espírito natalino permaneça sempre florescendo em cada família desse mundo, com muito amor, paz e alegria. Que o Natal simbolize o renascimento da esperança em tempos mais profícuos.

Espero que a Luz do Poderoso Menino Jesus percorra cada lar proporcionando alegria aos corações dilacerados e que a esperança seja um objetivo concretizado. Que possamos fazer de todos os dias de nossa vida o verdadeiro Natal.
É tempo de agradecer pela vida, pelo teto, pelo trabalho, pelos familiares e amigos e por todas as bênçãos de Deus. Que Ele, na sua infinita bondade encha nossos corações de alegria e empatia e nos conduza pelo caminho do bem.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Naquela data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Fotos: Reprodução